Lula chega a Fortaleza para lançar primeiro campus do ITA do Nordeste — Foto: Thiago Gadelha/Sistema Verdes Mares

Lula assina decreto para primeiro campus do ITA no Nordeste

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Fortaleza na tarde dessa sexta-feira (19) para assinar o decreto que cria oficialmente o campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. O vestibular do ITA é um dos mais difíceis do país, e os alunos cearenses são destaque na escola de ensino superior, com cerca de 30% dos aprovados.

 

"Nós trouxemos o ITA para cá em gratidão ao Ceará. A decisão é uma dívida de gratidão pelo que vocês fizeram, e pelo que vocês dizem a nós brasileiros sobre o que pode ser feito na educação deste país, mesmo sendo um estado não muito rico", declarou o presidente.

 

Conforme Camilo Santana, o ITA em Fortaleza vai ofertar dois cursos: engenharia de energias e energia de sistema. "São cursos diferentes dos ofertados em São Paulo para não haver concorrência", explicou o ministro.

 

"É uma forma de reconhecer que, historicamente, 30% dos aprovados no vestibular do ITA ou são cearenses, ou fizeram curso aqui no Ceará", afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.

 

Serão 50 vagas, 25 em cada curso, e o primeiro vestibular ocorre ainda neste ano. As aulas ocorrerão na Base Aérea de Fortaleza, que terá investimento de R$ 50 milhões em infraestrutura, para abrigar novas salas. A unidade terá o mesmo padrão do campus de São Paulo, conforme Camilo Santana.

 

No discurso, o presidente falou ainda que pretende viajar o país, com o ministro Camilo Santana, para reforçar a necessidade de escolas em tempo integral.

 

"Nós precisamos despertar essa escola do ensino integral onde o Ceará é o estado mais avançado do Brasil. Não é só importante por conta do aluno ficar o dia inteiro aprendendo. É importante também porque você está tirando a meninada da rua que fica a mercê do crime organizado, da droga, da bandidagem. É proteger a criança para que a mãe possa ter mais facilidade de trabalhar e voltar tranquila para casa", declarou o presidente.

 

(Fonte:  G1 Ceará)

Outras Notícias

Após 12 anos, açude Orós ultrapassa 70% de capacidade

O açude Orós, segundo maior reservatório do Ceará, ultrapassou 70% de sua capacidade na última quarta-feira (24). É a...

Com açudes da Bacia Metropolitana cheios, Fortaleza deixa de receber águas do Castanhão

A transferência de águas do Açude Castanhão, maior reservatório do Ceará, situado na Bacia do Médio Jaguaribe, para o...

Povo Pitaguary de Maracanaú recebe ações do Acolher nesta sexta-feira (19)

O projeto Acolher segue levando atendimentos aos territórios indígenas. Nesta edição, os serviços de cidadania, saúde...

Passageiros pagam tarifa social nos ônibus de Fortaleza neste sábado

Os passageiros de ônibus de Fortaleza serão cobrados com a tarifa social neste sábado (13). O benefício acontece em a...