Os serviços acontecem em 19 de abril, quando é celebrado o Dia dos Povos Indígenas

Povo Pitaguary de Maracanaú recebe ações do Acolher nesta sexta-feira (19)

O projeto Acolher segue levando atendimentos aos territórios indígenas. Nesta edição, os serviços de cidadania, saúde, qualificação profissional e apoio jurídico atendem a população Pitaguary do município de Maracanaú. A ação será realizada na próxima sexta-feira (19), data em que é comemorado o Dia dos Povos Indígenas. Os serviços acontecem na rua Professor José Henrique da Silva, 900, a partir das 9h.

 

Descendente do povo Potyguara, a etnia Pitaguary reside em seis aldeias dos municípios de Maracanaú e Pacatuba, com uma população de 4.451 indígenas cadastrados em Maracanaú. A etnia é reconhecida pelo seu artesanato, feito principalmente com palhas, penas e sementes.

 

Para Neto Pitaguary, representante indígena no município, a ida do Acolher a Maracanaú tem um grande significado. “É a primeira vez que o projeto Acolher vem para o território indígena e nós estamos extremamente felizes com a oportunidade de trazer esses serviços para a comunidade. É uma chance de reparar danos, é uma chance de reconhecer que existe um público diferenciado, que precisa de uma atenção especial”, destaca.

 

Ele explica também que a comunidade participou ativamente do planejamento da ação, quando as equipes realizaram visita in loco no território indígena. “Boa parte dessa execução também está sendo feita por nós nessa parceria com o Estado. Não basta o indígena sair para ir atrás da política pública lá fora. Eu acho que a política pública tem que se enxergar dentro da terra indígena, ela tem que pisar o chão da aldeia, que é isso que a gente preza, é por isso que a gente luta diariamente”, completa.

 

A ação para os povos indígenas surgiu a partir de diálogo com a Secretaria dos Povos Indígenas, como explica a titular da SPS, Onélia Santana. “O Acolher tem se fortalecido como essa ação que abre portas para outras políticas públicas. É isso que estamos fazendo durante todo o mês, em territórios indígenas”, observa.

 

A ação integra a edição especial para o Mês Indígena, que vem levando serviços para povos originários de diferentes municípios cearenses. As atividades iniciaram no dia 5 de abril, e já atenderam aos povos Tapeba, Anacé e Tremembé, dos municípios de Caucaia e Itarema.

 

O Acolher Indígena será concluído no dia 26 de abril, no município de Monsenhor Tabosa, onde beneficiará os povos Gavião, Potyguara, Tabajara e Tubiba-Tapuia.

 

(Fonte: Governo do Estado do Ceará)

Outras Notícias

Após 12 anos, açude Orós ultrapassa 70% de capacidade

O açude Orós, segundo maior reservatório do Ceará, ultrapassou 70% de sua capacidade na última quarta-feira (24). É a...

Com açudes da Bacia Metropolitana cheios, Fortaleza deixa de receber águas do Castanhão

A transferência de águas do Açude Castanhão, maior reservatório do Ceará, situado na Bacia do Médio Jaguaribe, para o...

Passageiros pagam tarifa social nos ônibus de Fortaleza neste sábado

Os passageiros de ônibus de Fortaleza serão cobrados com a tarifa social neste sábado (13). O benefício acontece em a...

Ceará tem 40% de chances de chuvas dentro da média de abril a junho, segundo Funceme

O Ceará tem 40% de chances de chuvas dentro da média de abril a junho, segundo prognóstico feito pela Fundação Cearen...