Edital de concurso da saúde com mais de 2 mil vagas será publicado na próxima semana, diz Sarto — Foto: Divulgação

Edital de concurso da saúde com mais de 2 mil vagas será publicado na próxima semana

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), afirmou na última terça-feira (16) que o edital de concurso para a área da saúde será publicado na próxima semana. O concurso deve ter 2.200 vagas de níveis superior, médio e técnico.

 

Segundo o gestor municipal, o certame prevê lotação para pediatras e ginecologistas em postos de saúde. A expectativa é convocar os aprovados até o fim de 2024.

 

José Sarto disse que o concurso para a área da saúde já possui banca definida. O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) ficará responsável pela prova e o edital deve ser publicado na próxima semana.

 

"Essa banca já é bem conhecida por quem costuma fazer concursos públicos na área da saúde. Eles já realizaram certames em São Paulo, no Acre, e também já organizaram provas da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). É um instituto reconhecido por adotar critérios bem rigorosos de seleção", destacou.

 

Ainda conforme o prefeito, o concurso prevê lotação para pediatras e ginecologistas em postos de saúde, compromisso do plano de governo da atual gestão. “Há cerca de 20 anos não havia concurso com previsão de vagas nessas especialidades para os postos de saúde, esse foi um compromisso de campanha e está no meu plano de governo”.

 

Além disso, o concurso também será fundamental para a implantação da Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor). Ligada à Secretaria Municipal da Saúde, a fundação ficará responsável pela gestão de hospitais municipais, UPAs e outros equipamentos.

 

Iplanfor

 

O concurso público para o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) também já possui a banca examinadora do certame definida, será o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). Este é o primeiro concurso para o órgão.

 

“Vamos ofertar 60 vagas para analistas. Essa turma terá a missão de contribuir com a elaboração de políticas públicas efetivas para a cidade. A banca está fazendo os últimos ajustes para lançarmos o edital no primeiro trimestre deste ano”, reforçou Sarto.

 

Concursos em andamento

 

Durante a live, o gestor municipal também trouxe atualizações sobre os concursos em andamento. O certame para a Guarda Municipal está na quinta fase, que é a investigação social. “Essa fase tem a finalidade de apurar a reputação, a boa conduta social e a idoneidade moral dos candidatos. Nós já estamos nos preparativos para a sexta e última fase, que será o curso de formação”. A primeira turma de 250 aprovados deve ser convocada até o fim de fevereiro.

 

Sobre o concurso da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), o chefe do executivo municipal destacou que “ao todo, serão seis etapas. Fizemos a segunda no último dia 7 de janeiro, que foi a avaliação psicológica. Atualmente, está na fase de recursos. Neste concurso, estamos ofertando 128 vagas, e queremos preenchê-las quanto antes”.

 

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Após 12 anos, açude Orós ultrapassa 70% de capacidade

O açude Orós, segundo maior reservatório do Ceará, ultrapassou 70% de sua capacidade na última quarta-feira (24). É a...

Com açudes da Bacia Metropolitana cheios, Fortaleza deixa de receber águas do Castanhão

A transferência de águas do Açude Castanhão, maior reservatório do Ceará, situado na Bacia do Médio Jaguaribe, para o...

Povo Pitaguary de Maracanaú recebe ações do Acolher nesta sexta-feira (19)

O projeto Acolher segue levando atendimentos aos territórios indígenas. Nesta edição, os serviços de cidadania, saúde...

Passageiros pagam tarifa social nos ônibus de Fortaleza neste sábado

Os passageiros de ônibus de Fortaleza serão cobrados com a tarifa social neste sábado (13). O benefício acontece em a...