Matrículas para novatos em escolas estaduais do Ceará começam nesta quarta — Foto: Kid Junior/SVM

Matrículas para novatos em escolas estaduais do Ceará começam nesta quarta

As matrículas para alunos novatos na rede pública estadual de ensino do Ceará começam nesta quarta-feira (10), conforme a Secretaria da Educação (Seduc).

 

Em Fortaleza, os estudantes que ingressam na rede pela primeira vez e os que abandonaram a escola deverão solicitar o processo de matrícula pela internet, por meio do Sistema de Matrícula Online. A matrícula poderá ser efetuada pelo estudante, quando maior de 18 anos, ou pelo responsável, quando menor de 18 anos.

 

Caso seja necessário, os laboratórios de informática das escolas da capital estarão disponíveis para possibilitar o acesso ao sistema online.

 

A partir do próximo dia 15 de janeiro, as unidades de ensino irão confirmar a matrícula dos estudantes que fizeram a solicitação. Após a confirmação, o aluno precisará comparecer à escola para efetivar o processo.

 

No interior, o calendário de matrícula de novatos seguirá o planejamento de cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), também começando a partir de hoje. Nesse caso, o interessado deverá procurar a escola mais próxima de sua residência para fazer a matrícula presencialmente.

 

Veja lista de documentos necessários:

 

Requerimento de matrícula

Cópia de certidão de nascimento

Transferência ou declaração de escolaridade, quando for o caso

Histórico escolar

2 fotos 3x4 do estudante

Cópia de comprovante do endereço

Cópia do Registro Geral (RG)

Cópia do comprovante do Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Cópia do comprovante de identificação social (NIS) para as famílias cadastradas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal

Cópia do cartão de vacinação, conforme lei nº 16.929, de 9 de julho de 2019, para estudantes com até 18 anos

Cópia do cartão de vacinação contra a Covid-19NIS) para as famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Segundo a Seduc, a falta dos documentos não deverá comprometer a matrícula do estudante, com exceção da certidão de nascimento.

 

Veteranos e transferidos

 

Na rede pública estadual, o processo de matrícula começa com a confirmação dos alunos veteranos por parte de pais e responsáveis ou do próprio estudante sobre a sua permanência na escola. No segundo momento, acontece o remanejamento interno, voltado aos alunos da rede pública estadual que desejam transferir-se para outras unidades de ensino. Essas ações são realizadas pelas próprias escolas.

 

Há ainda o remanejamento externo, que segue até esta quinta-feira (11), e atende alunos da rede municipal que serão recebidos nas escolas estaduais.

 

A unidade de ensino municipal já entregou a cada estudante um documento que encaminha seu ex-aluno a uma escola estadual. Os pais ou responsáveis devem se dirigir à escola indicada para confirmar a matrícula nesse período. Caso o estudante não tenha recebido o documento na escola municipal, deve solicitar seu encaminhamento. Portanto, os alunos das escolas municipais não são considerados novatos.

 

Estas duas etapas acontecem por meio da parceria entre as Secretarias de Educação dos Municípios e do Estado do Ceará. Cada escola, conforme o planejamento prévio, orientado pela Seduc, deverá receber o estudante remanejado, garantindo sua vaga.

 

A terceira etapa é destinada aos novatos, em geral, oriundos da rede particular, de outros estados e estudantes que abandonaram a escola e desejam retomar os estudos em uma unidade de ensino da rede pública estadual.

 

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Após 12 anos, açude Orós ultrapassa 70% de capacidade

O açude Orós, segundo maior reservatório do Ceará, ultrapassou 70% de sua capacidade na última quarta-feira (24). É a...

Com açudes da Bacia Metropolitana cheios, Fortaleza deixa de receber águas do Castanhão

A transferência de águas do Açude Castanhão, maior reservatório do Ceará, situado na Bacia do Médio Jaguaribe, para o...

Povo Pitaguary de Maracanaú recebe ações do Acolher nesta sexta-feira (19)

O projeto Acolher segue levando atendimentos aos territórios indígenas. Nesta edição, os serviços de cidadania, saúde...

Passageiros pagam tarifa social nos ônibus de Fortaleza neste sábado

Os passageiros de ônibus de Fortaleza serão cobrados com a tarifa social neste sábado (13). O benefício acontece em a...