Guarda Municipal de Fortaleza atuando em um dos terminais de ônibus da capital cearense — Foto: Fernanda Siebra/SVM

Inscrições do concurso da Guarda Municipal de Fortaleza começam em abril

As inscrições para a Guarda Municipal em Fortaleza devem começar em abril. Nesta segunda-feira (20), o prefeito José Sarto sancionou o projeto de lei que possibilita a realização de concurso público com até mil vagas para a Guarda Municipal de Fortaleza.

Além disso, a lei cria 485 cargos para o efetivo do quadro de servidores e promove 109 agentes, que passarão a atuar como subinspetores da Corporação.

"O Instituto de Desenvolvimento Educacional e Cultural Nacional (Idecan), que é a instituição selecionada para organizar o processo seletivo, vai definir o edital em aproximadamente 30 dias. É uma alegria cumprir mais esse compromisso do nosso plano de governo", disse o prefeito.

No final de fevereiro, o concurso teve sua banca definida, sendo a proposta vencedora a do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). Atualmente, o edital está em fase de elaboração e tem previsão para lançamento no mês de março.

A iniciativa proposta pela prefeitura havia sido aprovada pela Câmara Municipal de Fortaleza no último dia 2 de março. O provimento das vagas acontece à medida que os novos cargos criados são somados àqueles liberados pela promoção dos agentes, além dos demais cargos disponíveis devido à aposentadoria de servidores.

Atualmente, Fortaleza conta com 2.161 agentes da Guarda Municipal, sendo 1.401 guardas municipais, 551 subinspetores e 209 inspetores. Após o concurso, o efetivo passará para 3.161 agentes.

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Com açudes da Bacia Metropolitana cheios, Fortaleza deixa de receber águas do Castanhão

A transferência de águas do Açude Castanhão, maior reservatório do Ceará, situado na Bacia do Médio Jaguaribe, para o...

Povo Pitaguary de Maracanaú recebe ações do Acolher nesta sexta-feira (19)

O projeto Acolher segue levando atendimentos aos territórios indígenas. Nesta edição, os serviços de cidadania, saúde...

Passageiros pagam tarifa social nos ônibus de Fortaleza neste sábado

Os passageiros de ônibus de Fortaleza serão cobrados com a tarifa social neste sábado (13). O benefício acontece em a...

Ceará tem 40% de chances de chuvas dentro da média de abril a junho, segundo Funceme

O Ceará tem 40% de chances de chuvas dentro da média de abril a junho, segundo prognóstico feito pela Fundação Cearen...