Guarda Municipal de Fortaleza atuando em um dos terminais de ônibus da capital cearense — Foto: Fernanda Siebra/SVM

Inscrições do concurso da Guarda Municipal de Fortaleza começam em abril

As inscrições para a Guarda Municipal em Fortaleza devem começar em abril. Nesta segunda-feira (20), o prefeito José Sarto sancionou o projeto de lei que possibilita a realização de concurso público com até mil vagas para a Guarda Municipal de Fortaleza.

Além disso, a lei cria 485 cargos para o efetivo do quadro de servidores e promove 109 agentes, que passarão a atuar como subinspetores da Corporação.

"O Instituto de Desenvolvimento Educacional e Cultural Nacional (Idecan), que é a instituição selecionada para organizar o processo seletivo, vai definir o edital em aproximadamente 30 dias. É uma alegria cumprir mais esse compromisso do nosso plano de governo", disse o prefeito.

No final de fevereiro, o concurso teve sua banca definida, sendo a proposta vencedora a do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). Atualmente, o edital está em fase de elaboração e tem previsão para lançamento no mês de março.

A iniciativa proposta pela prefeitura havia sido aprovada pela Câmara Municipal de Fortaleza no último dia 2 de março. O provimento das vagas acontece à medida que os novos cargos criados são somados àqueles liberados pela promoção dos agentes, além dos demais cargos disponíveis devido à aposentadoria de servidores.

Atualmente, Fortaleza conta com 2.161 agentes da Guarda Municipal, sendo 1.401 guardas municipais, 551 subinspetores e 209 inspetores. Após o concurso, o efetivo passará para 3.161 agentes.

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

SSPDS-CE sedia encontro de secretários da Segurança Pública do Nordeste para discutir estratégias integradas

Com o intuito de fortalecer o diálogo e elaborar estratégias integradas de segurança, com foco no combate aos crimes ...

Concurso tem 540 vagas e salários de até R$ 5 mil em Nova Russas

A Prefeitura de Nova Russas lançou, nesta segunda-feira (26), edital do concurso público com 540 vagas para novos ser...

Concurso tem 123 vagas e salários de até R$ 7,9 mil na cidade de Barro

A Prefeitura de Barro lançou concurso público com 123 vagas para vários cargos. As vagas são para os níveis fundament...

Escola de Saúde Pública abre vagas para curso de especialização em vigilância sanitária, no Ceará; confira

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), da Secretaria da Saúde do Ceará, está co...