Em meio a aumento de influenza, apenas 25% do público-alvo está vacinado contra gripe no Ceará

Em meio a aumento de influenza, apenas 25% do público-alvo está vacinado contra gripe no Ceará

Há mais de um mês, o público prioritário – como bebês, idosos e gestantes – pode receber a vacina contra a gripe nos postos de saúde do Ceará. Mas a procura pela proteção está baixa: apenas 25% do grupo foi imunizado até o momento – um total de 756.956 doses aplicadas. Em paralelo, a Influenza A corresponde à metade das amostras de vírus respiratórios monitoradas.

 

O cenário é de alerta porque o imunizante protege contra os casos graves e evita tanto a sobrecarga dos hospitais e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) como as mortes pela doença. Neste ano, a campanha foi antecipada em cerca de um mês e começou no dia 11 de março no Estado.

 

Os dados da cobertura vacinal são da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Até o momento, 2.264.550 doses do imunizante foram distribuídas, o que corresponde a 68% da meta.

“O resultado é bem preocupante, uma vez que a vacinação objetiva reduzir casos graves, que aumentam significativamente o número de hospitalização, levando a sobrecarga nos serviços”, analisa Ana Karine Borges, coordenadora de Imunização da Sesa.

 

Karine pondera que “embora os resultados ainda sejam abaixo do esperado, o Ceará ocupa o 6º lugar no ranking entre as unidades federadas”. “Crianças e idosos estão nos grupos que mais procuraram, com 28% e 25%, respectivamente”, acrescenta.

 

A campanha de imunização contra a gripe segue até o dia 31 de maio nos 184 municípios cearenses. Contudo, os profissionais da saúde buscam aumentar a cobertura vacinal porque o período chuvoso, de fevereiro a maio, é o de maior circulação viral.

 

(Fonte: Diário do Nordeste)

Outras Notícias

Atividades físicas proporcionam mais e melhores dias dos avós

Avós e netos têm nesta sexta-feira (26), Dia dos Avós, oportunidade para celebrar uma parceria que une os dois extrem...

Mais 20 municípios do Ceará vão ter atendimento em oncologia no Hospital Regional do Sertão Central

A partir desta segunda-feira (15), o Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim, inicia o atendimento na ár...

Farmácia Popular passa a oferecer 95% dos medicamentos gratuitamente

A partir de quarta-feira (10), 95% dos medicamentos e insumos fornecidos pelo Programa Farmácia Popular passam a ser ...

Estratégia de combate ao Aedes com larvicida vira política nacional

O Ministério da Saúde divulgou nota estabelecendo a ampliação da estratégia criada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocru...