Em meio a aumento de influenza, apenas 25% do público-alvo está vacinado contra gripe no Ceará

Em meio a aumento de influenza, apenas 25% do público-alvo está vacinado contra gripe no Ceará

Há mais de um mês, o público prioritário – como bebês, idosos e gestantes – pode receber a vacina contra a gripe nos postos de saúde do Ceará. Mas a procura pela proteção está baixa: apenas 25% do grupo foi imunizado até o momento – um total de 756.956 doses aplicadas. Em paralelo, a Influenza A corresponde à metade das amostras de vírus respiratórios monitoradas.

 

O cenário é de alerta porque o imunizante protege contra os casos graves e evita tanto a sobrecarga dos hospitais e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) como as mortes pela doença. Neste ano, a campanha foi antecipada em cerca de um mês e começou no dia 11 de março no Estado.

 

Os dados da cobertura vacinal são da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Até o momento, 2.264.550 doses do imunizante foram distribuídas, o que corresponde a 68% da meta.

“O resultado é bem preocupante, uma vez que a vacinação objetiva reduzir casos graves, que aumentam significativamente o número de hospitalização, levando a sobrecarga nos serviços”, analisa Ana Karine Borges, coordenadora de Imunização da Sesa.

 

Karine pondera que “embora os resultados ainda sejam abaixo do esperado, o Ceará ocupa o 6º lugar no ranking entre as unidades federadas”. “Crianças e idosos estão nos grupos que mais procuraram, com 28% e 25%, respectivamente”, acrescenta.

 

A campanha de imunização contra a gripe segue até o dia 31 de maio nos 184 municípios cearenses. Contudo, os profissionais da saúde buscam aumentar a cobertura vacinal porque o período chuvoso, de fevereiro a maio, é o de maior circulação viral.

 

(Fonte: Diário do Nordeste)

Outras Notícias

Ministro da Saúde fala sobre aumentos abusivos dos preços de planos de saúde

O ministro da Saúde Alexandre Padilha anunciou nesta sexta-feira (5) que pretende reforçar a regulação dos planos de ...

Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde em setembro

A partir de setembro, pacientes da rede pública poderão ser atendidos de forma gratuita por planos de saúde. Uma port...

ICC assume serviço de radioterapia da Santa Casa de Misericórdia e oferta 70 atendimentos por dia

A Rede ICC (Instituto do Câncer do Ceará) assumiu o serviço de radioterapia da Santa Casa de Misericórdia, em Fortale...

Hemoce é o 1º hemocentro do Brasil a integrar rede global de sangue raro

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) se tornou o primeiro hemocentro do Brasil membro do Registro ...