Em meio a aumento de influenza, apenas 25% do público-alvo está vacinado contra gripe no Ceará

Em meio a aumento de influenza, apenas 25% do público-alvo está vacinado contra gripe no Ceará

Há mais de um mês, o público prioritário – como bebês, idosos e gestantes – pode receber a vacina contra a gripe nos postos de saúde do Ceará. Mas a procura pela proteção está baixa: apenas 25% do grupo foi imunizado até o momento – um total de 756.956 doses aplicadas. Em paralelo, a Influenza A corresponde à metade das amostras de vírus respiratórios monitoradas.

 

O cenário é de alerta porque o imunizante protege contra os casos graves e evita tanto a sobrecarga dos hospitais e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) como as mortes pela doença. Neste ano, a campanha foi antecipada em cerca de um mês e começou no dia 11 de março no Estado.

 

Os dados da cobertura vacinal são da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Até o momento, 2.264.550 doses do imunizante foram distribuídas, o que corresponde a 68% da meta.

“O resultado é bem preocupante, uma vez que a vacinação objetiva reduzir casos graves, que aumentam significativamente o número de hospitalização, levando a sobrecarga nos serviços”, analisa Ana Karine Borges, coordenadora de Imunização da Sesa.

 

Karine pondera que “embora os resultados ainda sejam abaixo do esperado, o Ceará ocupa o 6º lugar no ranking entre as unidades federadas”. “Crianças e idosos estão nos grupos que mais procuraram, com 28% e 25%, respectivamente”, acrescenta.

 

A campanha de imunização contra a gripe segue até o dia 31 de maio nos 184 municípios cearenses. Contudo, os profissionais da saúde buscam aumentar a cobertura vacinal porque o período chuvoso, de fevereiro a maio, é o de maior circulação viral.

 

(Fonte: Diário do Nordeste)

Outras Notícias

Dengue: quase todos os estados brasileiros têm tendência de queda

Boletim divulgado nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Saúde aponta que não há mais nenhum estado brasileiro com...

Brasil vai ampliar uso da bactéria wolbachia no combate à dengue

Seis municípios devem receber em julho as primeiras solturas de mosquitos Aedes aegypti infectados com a bactéria wol...

Só 29% do público alvo se vacinou contra gripe no Ceará

Ceará atingiu 29,68% do público-alvo na Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe), segundo dados do Min...

Vacina contra a dengue começa a ser aplicada no Ceará em maio

A vacina contra a dengue começa a ser aplicada no Ceará no próximo dia 13 de maio. A informação foi compartilhada pel...