Taxa do lixo em Sobral começa a ser cobrada em abril. — Foto: José Leomar/SVM

Taxa do lixo em Sobral começa a ser cobrada em abril; entenda como vai funcionar

A cobrança da taxa do lixo em Sobral começa no próximo mês de abril, conforme a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris). A taxa foi anunciada pelo prefeito Ivo Gomes em outubro de 2023, e publicada no Diário Oficial de Sobral na última quarta-feira (13). A cobrança será feita após 30 dias da publicação.

 

"Não temos escolha. Se não cobrarmos, não receberemos mais recursos federais", disse o prefeito Ivo Gomes, à época, quando foi questionado sobre a taxa nas redes sociais.

 

O procurador Jurídico-Chefe da Aris, Kássius Mourão, explicou que a resolução da entidade surgiu após a lei federal 14.026, do novo marco do saneamento básico no Brasil.

 

“Essa nova lei, esse novo Marco Legal, estabelece uma obrigatoriedade com relação à instituição da tarifa, para que haja uma sustentabilidade financeira para garantir a oferta desse serviço”, comentou Kássius.

 

A cobrança em Sobral vai ser vinculada ao consumo de água — diferente do que é feito, por exemplo, em Fortaleza, que baseou a cobrança no tamanho de cada imóvel.

 

A tarifa vai ser dividida em categorias:

 

Residencial

Residencial Rural

Residencial Social

Comercial - C1

Comercial - C2

Mista

Pública

Industrial

 

“Tanto a tarifa social quanto a residencial, vai ser pago uma tarifa que é um pouco menor que o custo estimado médio”, disse Cristiano Gomes, diretor da Aris de Sobral.

 

Cristiano informou que não existirá nenhum usuário que seja completamente isento da cobrança; apenas haverá desconto para aqueles com menor consumo, que estejam dentro das categorias residencial e social.

 

“Essa tarifa não envolve a parte de limpeza pública. Inclusive, o município de Sobral tem uma taxa que envolve limpeza e conservação de praças. Então, essa tarifa agora nada tem a ver com a tarifa que já existe”, complementou.

 

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Temporada de ventos fortes deve ter vendavais em 152 cidades do Ceará, alerta Inmet

A chegada do segundo semestre é a temporada de ventos fortes em todo o Ceará, especialmente nas cidades litorâneas. N...

Temporada de ventos fortes deve ter vendavais em 152 cidades do Ceará, alerta Inmet

A chegada do segundo semestre é a temporada de ventos fortes em todo o Ceará, especialmente nas cidades litorâneas. N...

ICC abre seleção para Jovem Aprendiz no Ceará; veja como se inscrever

O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) está com vagas abertas no programa de Jovem Aprendiz. As inscrições são gratuita...

66 pessoas morreram no trânsito de Fortaleza no 1º semestre deste ano

No primeiro semestre deste ano, 66 pessoas morreram no trânsito de Fortaleza, segundo dados da Autarquia Municipal de...