IFCE no município de Cedro. — Foto: IFCE/Reprodução

Ceará vai receber seis novas unidades do IFCE até 2026

O Ceará ganhará seis novos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). O anúncio ocorreu no Palácio do Planalto, em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ministro da Educação, Camilo Santana, informou que a expansão das unidades criará 140 mil novas vagas para alunos no país, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

 

A previsão da conclusão das novas sedes está prevista para 2026.

 

As unidades vão ser instaladas nos municípios de Fortaleza, Cascavel, Mauriti, Campos Sales e Lavras da Mangabeira. Na capital serão duas unidades. Ao todo serão 8,4 mil vagas.

 

 

O estado conta hoje com 25 unidades, distribuídas em todas as regiões, sendo 23 campi efetivamente implantados.

 

Veja as cidades já agraciadas com unidades:

 

Acaraú

Aracati

Baturité

Camocim

Canindé

Caucaia

Cedro

Crateús

Crato

Fortaleza

Iguatu

Jaguaribe

Juazeiro do Norte

Limoeiro do Norte

Maracanaú

Morada Nova

Tabuleiro do Norte

Tauá

Tianguá

Quixadá

Sobral

Ubajara e Umirim

Guaramiranga

Jaguaruana

 

Investimento em educação

 

As instituições de educação profissional e tecnológica (EPT) oferecem cursos gratuitos de qualificação profissional, técnicos e de graduação e pós-graduação.

 

O aumento do número de campi e de matrículas nos institutos federais é defendido por Lula desde o começo do terceiro mandato. O investimento nas novas unidades faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão investidos R$ 3,9 bilhões nos próximos anos. Os recursos também serão utilizados em melhorias nos demais institutos.

 

Os institutos integram a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, criada em 2008. As instituições foram criadas a partir das antigas escolas técnicas.

 

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Brasil concentra quase 70% dos casos de dengue da AL e Caribe

Países da América Latina e do Caribe registraram aproximadamente 4,6 milhões de casos de dengue este ano. O número, q...

Brasil já tem mais de 3 milhões de casos de dengue em 2024

O Brasil já registrou, desde o início do ano, 3.062.181 casos prováveis de dengue. O número já é quase o dobro de tod...

Epidemia de dengue aumenta demanda por doação de plaquetas no Rio

O Instituto estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) está lançando uma campanha para incentiva...

Geraldo Alckmin é diagnosticado com covid-19

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, foi di...