O troféu faz alusão ao trabalho dos fuzileiros navais no Brasil

ACAP faz homenagem na Câmara Municipal de Guaraciaba do Norte-CE

A Associação entregou dois troféus em referência ao dia dos Fuzileiros Navais durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Guaraciaba do Norte, nessa segunda-feira, 11. Os agraciados com os troféus foram a presidente do Legislativo, Regiane Petisco, e o editor e radialista, Luis Antônio Gomes, pelas atuações na área da politica e no desenvolvimento da cultura, respectivamente.

 

Márcio Pena, que é Coordenador Pedagógico da Associação Arte na Praça (ACAP), na cidade de Guaraciaba do Norte, Mestre Griô e ex-fuzileiro naval da Marinha do Brasil, utilizou a tribuna para enaltecer o trabalho dos fuzileiros navais no Brasil.

 

Márcio Pena destacou que o Dia do Fuzileiro Naval é celebrado em 7 de março no Brasil, por ser “uma homenagem à chegada da Brigada Real de Marinha portuguesa em terras brasileiras em 1808”. E ainda acrescentou “Essa brigada deu origem ao Corpo das Fuzileiros Navais do Brasil. E que a chegada ocorreu quando a Família Real Portuguesa migrou para o Brasil para escapar das ameaças de Napoleão Bonaparte”.

 

“Os fuzileiros navais, corajosos e guerreiros das águas, desempenham um papel fundamental na proteção das fronteiras marítimas do país pela dedicação à Pátria. Além de assegurar a segurança nacional, os fuzileiros navais contribuem para acordos de paz em todo o mundo. A nação tem muito orgulho do trabalho desses profissionais, que garantem que o país possa dormir em paz”, agradeceu em nome da associação.

 

No final do seu discurso, o Mestre Pena recitou um poema de Rachel de Queiroz:

 

Quando se houverem acabado os soldados no mundo

Quando reinar a paz absoluta

Que fiquem pelo menos os fuzileiros

Como exemplo de tudo de belo e fascinante que eles foram!

 

 A presidente da Câmara, Regiane Petisco, agradeceu pelo carinho [da ACAP]. A edial ainda comentou que o trabalho da associação contribui para a cultura do município e que “receber o troféu da ACAP foi uma honra e o trabalho dos fuzileiros navais é nobre e orgulha o País”, finalizou durante o intervalo da sessão.

 

Luis Antônio Gomes também reforçou que a homenagem o deixa bastante feliz pelo reconhecimento e consideração da ACAP. “Sou muito grato ao Mestre Pena por estar lembrando e destacando a importância do nosso trabalho, com as nossas publicações, jornais e revistas. E receber mais uma homenagem, em referência também ao nobre trabalho dos fuzileiros navais, me deixa feliz enaltecido por saber da responsabilidade destes representantes da Marinha do Brasil”.

 

(Fonte: Correio Ibiapaba)

Fotos

Outras Notícias

Lista de adesão para AJE já está disponível em Viçosa do Ceará

A lista dos selecionados para a 1ª chamada do cadastro reserva do Termo de Adesão do Agente Jovem Ambiental já está d...

ONG Tudo por Amor de São Benedito promove a quinta-feira do ‘REAU’

A ONG Tudo por Amor, de São Benedito-CE, está promovendo todas as quintas-feiras  a campanha ‘Quinta do REAU’ co...

Guaraciaba do Norte realiza Workshop de Pais na Educação Especial para crianças com TEA

Com o tema ‘Regulação Emocional da Criança com TEA: é preciso conhecer para ajudar’, aconteceu nessa terça-feira, 9, ...

Agenda itinerante do TRE-CE contempla duas cidades da Ibiapaba

Regularmente, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), através das zonas eleitorais (ZE), realiza ações itine...