Edital de concurso da saúde tem mais de 2 mil vagas - Foto: Divulgação

Inscrições para concurso da saúde de Fortaleza

As inscrições do concurso público para 2.241 vagas para a área da saúde do município começaram nesta segunda-feira (5). O concurso será voltado para candidatos dos níveis superior, médio e técnico. As inscrições estarão disponíveis até às 23h do dia 5 de março. Veja como fazer a inscrição.

 

A previsão é que as provas sejam aplicadas no dia 14 de abril deste ano. Os salários variam de R$ 1.404 a R$ 18.564. Entre as vagas, há oportunidades para assistentes sociais, educador físico, nutricionista, psicólogo, enfermeiro, farmacêutico, médico, técnico em segurança do trabalho.

 

Das 2.241 vagas, 20% serão reservadas para candidatos negros e 5% para candidatos com deficiência. As provas serão aplicadas no dia 14 de abril. As vagas estão distribuídas da seguinte forma:

 

Assistente Social (42)

Auxiliar de Farmácia (38)

Auxiliar de prótese dentária (1)

Auxiliar de saúde bucal (45)

Cirurgião-dentista (15)

Condutor socorrista (41)

Educador físico (8)

Enfermeiro (450)

Engenheiro clínico (1)

Engenheiro de segurança do trabalho (1)

Farmacêutico (46)

Fisioterapeuta (44)

Fonoaudiólogo (5)

Médico (406)

Médico veterinário (13)

Nutricionista (6)

Psicólogo (15)

Técnico em análises clínicas (31)

Técnico em enfermagem (950)

Técnico em equipamentos biomédicos (1)

Técnico em imobilizações ortopédicas (8)

Técnico em massoterapia (11)

Técnico em prótese dentária (1)

Técnico em radiologia (46)

Técnico em segurança do trabalho (3)

Terapeuta ocupacional (13)

 

As vagas para médicos contemplam especialistas como cirurgiões gerais, cirurgiões vasculares, ginecologistas, obstetras, psiquiatras, infectologistas, neonatologistas, neuropediatras, ortopedistas, traumatologistas, pediatras e socorristas, divididos entre atenção primária e secundária.

As vagas são para a Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor), uma instituição criada pela Prefeitura em 2014 e vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

 

A Fagifor deve atuar na gestão de hospitais, UPAs, postos e demais equipamentos da saúde. Os profissionais aprovados no concurso, portanto, vão atuar na rede municipal de saúde por meio da Fagifor.

 

O concurso será realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que será responsável pela prestação dos serviços operacionais para a aplicação das provas. A expectativa é convocar os aprovados até o fim de 2024.

 

Fagifor pode gerir hospitais e postos de saúde

 

Na prática, a Fagifor vai ter orçamento e a administração próprios, como outros órgãos da Prefeitura de Fortaleza. Apesar disso, ela será subordinada à Secretaria Municipal de Saúde e deve exercer as funções atribuídas pela pasta.

 

"A Fundação [Fagifor] vai servir para tirar da cabeça do secretário [de saúde] problema que ele não tinha que pensar. Por exemplo, está faltando luva. A luva o Gonzaguinha da Barra compra por um preço, o Gonzaguinha do Zé Walter compra por outro. Essa gestão não devia ser do secretário. Secretário não devia estar pensando em luva. Secretário devia estar pensando na política de saúde de Fortaleza. Quem tem que pensar em comprar luva, gaze, esparadrapo, é o operacional. Determinada a necessidade pela gestão, a Fundação fará isso", explicou Sarto.

 

A Fagifor foi criada pela Lei Complementar nº 178, de 19 de dezembro de 2014. Apesar disso, a fundação só foi regulamentada em 2023, quando foi anunciado o atual concurso.

 

Pela lei complementa, a Fagifor pode atuar na saúde nas áreas de:

 

Atenção primária

Gestão hospitalar e ambulatorial

Serviços de urgência e emergência

Ensino, pesquisa e educação

 

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Após 12 anos, açude Orós ultrapassa 70% de capacidade

O açude Orós, segundo maior reservatório do Ceará, ultrapassou 70% de sua capacidade na última quarta-feira (24). É a...

Com açudes da Bacia Metropolitana cheios, Fortaleza deixa de receber águas do Castanhão

A transferência de águas do Açude Castanhão, maior reservatório do Ceará, situado na Bacia do Médio Jaguaribe, para o...

Povo Pitaguary de Maracanaú recebe ações do Acolher nesta sexta-feira (19)

O projeto Acolher segue levando atendimentos aos territórios indígenas. Nesta edição, os serviços de cidadania, saúde...

Passageiros pagam tarifa social nos ônibus de Fortaleza neste sábado

Os passageiros de ônibus de Fortaleza serão cobrados com a tarifa social neste sábado (13). O benefício acontece em a...