Ex-aluno da escola pública, cearense de 17 anos tira nota máxima de matemática no Enem 2023. — Foto: Arquivo Pessoal

Aluno de escola pública do Ceará obtém nota máxima em matemática no Enem

O estudante cearense Guilherme Victor Araújo Sobreira, de 17 anos, traz mais um motivo de orgulho para a educação pública. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ele alcançou a nota 958,6 em matemática. É a pontuação mais alta na prova de Matemática e Suas Tecnologias. Guilherme foi aluno da rede pública na cidade de Lavras da Mangabeira, na região do Cariri.

 

No fim de 2022, Guilherme concluiu o Ensino Médio na escola Alda Ferrer Augusto Dutra, onde teve aulas em tempo integral desde o 1º ano. Ao g1, o estudante contou que precisou se adaptar às aulas remotas e ao estudo por conta própria durante a pandemia. E que, a partir do 3º ano, começou a estudar com bastante foco para o Enem.

 

Na época, ele recorda que frequentava as aulas da manhã até o fim da tarde, ia fazer exercícios físicos no início da noite e continuava estudando em casa depois da academia. Com as notas de 2022, ele ficou perto de realizar o sonho de estudar medicina. Mas a aprovação não havia chegado ainda. Para o ano seguinte, ele fez planos para continuar tentando.

 

Guilherme Victor passou todo o ano de 2023 dedicado a estudar em casa. Com o auxílio de aulas online e um cursinho virtual, ele traçou uma nova rotina de estudos.

 

"Eu estudava mais de manhã e de tarde. À noite, depois da academia, eu não costumava fazer muita coisa. Mas era praticamente o dia todo", conta o estudante. Para melhorar o desempenho, ele partilha que foi decisivo treinar bastante, buscando questões de provas anteriores e resolvendo muitos exercícios.

 

Antes da divulgação das notas do Enem, Guilherme já teve uma boa notícia para comemorar em 2023. Ele foi aprovado no curso de Medicina da Universidade Regional do Cariri (Urca), com aulas que devem começar no primeiro semestre de 2024 no campus do Crato.

 

Antes disso, ele espera ter mais opções com as notas do exame nacional para poder escolher onde vai estudar. A intenção é conseguir uma vaga no curso de Medicina na instituição de preferência: a Universidade Federal do Cariri (UFCA), com aulas em Barbalha. Ou ver outras opções possíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

 

O jovem está cada vez mais perto de um sonho que alimenta desde a infância. Para a escolha de curso, ele partilha que se inspirou em dois primos que já se formaram como médicos. E comemora por receber muito apoio da família para seguir estudando. A vontade é de estudar em algum dos municípios da região do Cariri para não ficar tão distante de casa.

 

Filho de um motorista e de uma professora, o estudante de Lavras da Mangabeira afirma que, mesmo que haja dificuldades na realidade do ensino público, o esforço e a dedicação do aluno serão fatores essenciais para conquistar os resultados esperados.

 

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Publicado resultado do Sisu 2024

Os inscritos no processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem conferir o resultado da cha...

SiSU 2024: confira 7 cursos com mais inscrições

O resultado do SiSU 2024 está previsto para sair hoje, 31 de janeiro. O Sistema de Seleção Unificada (...

Inscrições para o Sisu seguem até quinta-feira

Começaram nessa segunda-feira (22) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes...

Quatro candidatos do Ceará têm nota máxima na redação do Enem

Quatro candidatos do Ceará obtiveram nota mil, a pontuação máxima, na redação do Enem em 2023. O resultado foi divulg...