Municípios poderão usar recursos federais da Educação para compra de merenda escolar, diz ministro Camilo Santana — Foto: Fabiane de Paula/SVM

Municípios poderão usar salário-educação para comprar merenda escolar, diz ministro Camilo Santana

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta segunda-feira (26) que os municípios passarão a poder usar os recursos federais do salário-educação para aquisição da merenda escolar. Conforme o ministro, a portaria com a autorização será assinada "nessa semana", atendendo a uma demanda de prefeitos.

 

Conforme o MEC, atualmente o salário-educação pode ser utilizado para "financiamento de programas, projetos e ações voltados para a educação básica pública", mas não para compra de alimentação.

 

"Essa semana eu vou estar assinando uma portaria importante do Ministério, que é sobre o salário-educação. Hoje, os municípios e estados brasileiros recebem algo em torno de R$ 21 bilhões e havia uma demanda muito forte dos prefeitos para que esse recurso pudesse ser utilizado para alimentação escolar, não era permitido. Então, nós vamos autorizar essa semana", disse o ministro, em entrevista exclusiva à TV Verdes Mares.

 

Conforme Camilo Santana, foi realizado um estudo sobre o recurso da Educação que os municípios e estados recebem, "que hoje é um custo alto" para os cofres municipais.

 

A mudança deve atender a uma maior demanda por merenda escolar, especialmente com o aumento de escolas em tempo integral, em que os alunos passam mais tempo na unidade educativa e têm mais refeições diárias.

 

Coalizão Global para a Alimentação Escolar do Mundo

 

O ministro lembrou ainda que Fortaleza recebe neste ano, em setembro, o evento Coalizão Global para a Alimentação Escolar do Mundo, que traça estratégias para que estudantes de todo o mundo tenham acesso à alimentação nas escolas.

 

"Então, 108 países hoje fazem parte da coalizão, o Brasil inclusive é co-presidente, juntamente com a Finlândia e da França, e a ideia é que a gente possa estimular o mundo inteiro a garantir a alimentação escolar, e tem algo em torno de 724 milhões de alunos nas escolas no mundo inteiro, um pouco mais de 418 mil têm alimentação escolar, então nós estamos ainda muito distantes de garantir que toda criança, todo jovem no mundo inteiro, e o Brasil é um exemplo disso", destacou o ministro.

 

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

UFC abre inscrições para Casas de Cultura Estrangeira com 1.261 vagas; veja como participar

A Universidade Federal do Ceará (UFC) abriu seleção com 1.261 vagas para novos alunos das Casas de Cultura Estrangeir...

Prazo de inscrição para o Enem é prorrogado até 12 de junho

As inscrições para o Enem foram prorrogadas. O prazo, que terminaria nesta sexta-feira, foi estendido até o dia 12 de...

Imparh abre seleção para 864 vagas em cursos de idiomas em Fortaleza; saiba como se inscrever

O Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh) está com inscrições abertas para a seleção públ...

Candidatos ao Encceja 2026 podem se inscrever até 15 de maio

Estão abertas até 15 de maio as inscrições para o Encceja 2026, o Exame Nacional para Certificação de Competências de...