Aeroporto de Fortaleza — Foto: Thiago Gadelha/G1

Cobrança por estacionar no meio-fio do Aeroporto de Fortaleza é autorizada pela Justiça; saiba quanto vai custar

A Justiça Federal no Ceará autorizou que a Fraport cobre R$ 20 aos motoristas que ficarem parados por mais de 10 minutos no meio-fio que dá acesso ao saguão do Aeroporto de Fortaleza. A decisão judicial foi proferida ontem (11).

 

Os motoristas receberão um tíquete, que precisa ser pago para liberar a cancela caso ele ultrapasse o tempo estipulado.

 

A Justiça também estabeleceu a possibilidade de estender o tempo de permanência na área de embarque e desembarque para 30 minutos quando se tratar de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.

 

Uma Ação Civil Pública foi movida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra a Fraport, devido à cobrança. Cláudia Santos, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-CE, comentou a decisão judicial, e disse que a entidade vai recorrer.

 

"É lamentável a decisão porque afasta direitos adquiridos e garantidos, previstos no Código de Defesa do Consumidor. Nós respeitamos a decisão porém vamos interpor recurso de apelação", declarou Cláudia Santos.

 

Táxis credenciados, vans, ônibus e micro-ônibus de turismo foram excluídos da Ação Civil, uma vez que esses veículos possuem regulamentações e tarifas próprias. Por outro lado, táxis comuns, Uber e outros veículos de transporte por aplicativo estão sujeitos à cobrança, assim como os demais usuários.

 

Acesso gratuito

 

De acordo com a Fraport, que administra o Aeroporto de Fortaleza, o acesso ao meio-fio permanecerá sendo gratuito e o objetivo é que os condutores utilizem o espaço por até 10 minutos.

 

Em vez de permanecer no meio-fio, onde é proibido estacionar, o motorista que precisar de mais tempo para aguardar a chegada de alguém, por exemplo, poderá se dirigir ao estacionamento.

 

A empresa disse ainda que esse formato de acesso já é praticado em outros aeroportos do Brasil e do mundo. Para a definição do tempo de permanência foram efetuados diversos testes, inclusive em hora pico, ou seja, quando há maior circulação de veículos.

 

"Dados reais, considerando todo o percurso de carro (a uma velocidade média de 20km/h) mais o embarque ou desembarque de passageiro com bagagem, demonstram que o período de tolerância de 10 minutos é suficiente para deixar ou buscar passageiros", afirmou.

 

Tempo maior para pessoas com deficiência

 

A Fraport afirmou que Pessoas com Deficiência (PCDs) que necessitarem de um tempo superior aos 10 minutos estipulados para embarque e desembarque no meio-fio do Terminal de Passageiros deverão enviar um e-mail para ouvidoriafor@fraport-brasil.com, com o assunto "PCD - utilização meio-fio", contendo:

 

Nome completo

Data da viagem

Número do voo

Horário do voo

Companhia aérea e

Cópia da Credencial de beneficiário, conforme previsto na lei 13.146/15.

 

Segundo a empresa, estas informações deverão ser enviadas com, no mínimo, 72 horas úteis de antecedência à data do voo. O limite máximo de tempo para isenção será de 30 minutos (já incluídos os 10 minutos iniciais da tolerância).

 

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Temporada de ventos fortes deve ter vendavais em 152 cidades do Ceará, alerta Inmet

A chegada do segundo semestre é a temporada de ventos fortes em todo o Ceará, especialmente nas cidades litorâneas. N...

Temporada de ventos fortes deve ter vendavais em 152 cidades do Ceará, alerta Inmet

A chegada do segundo semestre é a temporada de ventos fortes em todo o Ceará, especialmente nas cidades litorâneas. N...

ICC abre seleção para Jovem Aprendiz no Ceará; veja como se inscrever

O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) está com vagas abertas no programa de Jovem Aprendiz. As inscrições são gratuita...

66 pessoas morreram no trânsito de Fortaleza no 1º semestre deste ano

No primeiro semestre deste ano, 66 pessoas morreram no trânsito de Fortaleza, segundo dados da Autarquia Municipal de...