Nattan publicou uma imagem nas redes sociais em que aparece recebendo atendimento médico. — Foto: Divulgação/Instagram

C‌antor Nattan é diagnosticado com dengue; saiba como proceder se apresentar sintomas

O cantor de forró Nattan foi diagnosticado com dengue no último dia 7. Ele precisou, inclusive, cancelar shows em razão da doença.

O Ceará, terra natal de Nattan, registrou 24.266 casos suspeitos de dengue em 2023, conforme ‌o Boletim Epidemiológico mais recente, publicado no dia 16 de junho. Destes, 29,2% foram confirmados. A taxa de incidência dos casos notificados nas últimas cinco semanas no estado é considerada baixa: são 28 casos por 100 mil habitantes.

A Secretaria da Saúde do estado (Sesa) informou que o município de Fortaleza é o que tem o maior número de confirmações e concentra 84,6% dos casos.

A dengue continua sendo uma arbovirose que merece atenção da população. Com sintomas muitas vezes inespecíficos, a infecção pode variar de quadros leves até casos de dengue grave, que se caracterizam pela ocorrência de sinais de alarme e complicações e, geralmente, exigem internação dos pacientes.

Quantas vezes é possível ser infectado?

Quem é picado pelo mosquito Aedes aegypti infectado pode ter a doença até quatro vezes, que é o número de sorotipos do vírus conhecidos (DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4).

Quais os sintomas mais comuns de dengue?

O infectologista Keny Colares, consultor da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) explica que os sintomas são os mesmos para os quatro sorotipos. “Não existe uma sintomatologia dos tipos, porque todos causam uma doença semelhante. Existem alguns trabalhos que indicam que alguns sorotipos são um pouco mais agressivos. Mas não temos nada conclusivo com relação a isso”.

Quais remédios evitar se eu estiver com dengue?

Keny Colares ressalta que, em caso de suspeita de dengue, alguns medicamentos devem ser evitados. “São contraindicados os anti-inflamatórios, especialmente os que têm ácido acetilsalicílico (AAS). O motivo é que pacientes com dengue têm maior risco de sangramentos e essas medicações podem agravar esse problema”, destaca.

Qual o tratamento da dengue?

‌Para se recuperar, em caso de sintomas mais leves, é indicado repouso, hidratação e o uso de paracetamol, para febre. Alguns sintomas merecem atenção extra. “Vômitos repetidos, dor na barriga, sinais de queda na pressão e pequenos sangramentos indicam necessidade de ir ao hospital”, cita.

Como se prevenir contra a dengue?

De acordo com o secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antônio Silva Lima Neto (Tanta), para se proteger das arboviroses urbanas transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, Zika e chikungunya) os cuidados já são conhecidos. É necessário, por exemplo, estar atento aos locais que possam acumular água parada.

“O Aedes aegypti é um mosquito que vive muito próximo das pessoas. Para combater a doença, você tem que eliminar, de fato, todos os criadouros domiciliares. Especula-se que as fêmeas têm sobrevivido mais em ambientes propícios como as grandes cidades do litoral do Nordeste brasileiro. Como consequência, o aumento da sobrevivência permite que mesmo com baixas infestações ainda haja transmissão da doença”, diz

Quais tipos de dengue mais comum no Ceará?

Segundo o secretário, no momento, há a circulação apenas dos tipos 1 e 2 no estado. “Houve recentemente isolamento do DENV3 em Roraima, o que é uma preocupação. Há mais de uma década não se detecta circulação desse sorotipo, que nunca provocou epidemias de larga escala no nosso contexto. Portanto, tem uma maior população suscetível à infecção pelo DENV3. Em tese, a transmissão poderia ser facilitada e surtos seriam mais prováveis”, destaca.

Onde se repr‌oduz o mosquito da dengue?

A Sesa ressaltou que o mosquito transmissor das arboviroses dengue, zika e chikungunya só se multiplica em recipientes naturais ou artificiais com água limpa e parada.

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Mais 20 municípios do Ceará vão ter atendimento em oncologia no Hospital Regional do Sertão Central

A partir desta segunda-feira (15), o Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim, inicia o atendimento na ár...

Farmácia Popular passa a oferecer 95% dos medicamentos gratuitamente

A partir de quarta-feira (10), 95% dos medicamentos e insumos fornecidos pelo Programa Farmácia Popular passam a ser ...

Estratégia de combate ao Aedes com larvicida vira política nacional

O Ministério da Saúde divulgou nota estabelecendo a ampliação da estratégia criada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocru...

ANS suspende comercialização de nove planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou  a lista de planos de saúde que terão a venda temporariam...