A campanha reforça a necessidade de conscientização e acesso à informação para garantir a saúde das futuras gerações. — Foto: Instituto Butatan/Divulg

Vacina contra HPV: mais de 128 mil adolescentes ainda não se imunizaram no Ceará

Mais de 128 mil adolescentes no Ceará ainda não foram imunizados contra o HPV, ou Papilomavírus Humano - um vírus sexualmente transmissível. A vacina está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No sábado (28), uma nova campanha foi lançada com o objetivo de ampliar o acesso à vacinação e alcançar 90% de cobertura entre jovens de 9 a 14 anos.

 

A iniciativa faz parte de um esforço nacional para eliminar o câncer de colo do útero até 2030. Segundo especialistas, essa meta é viável, desde que haja mobilização e conscientização da população. A vacina contra o HPV é considerada uma das principais formas de prevenção contra o câncer de colo do útero, doença causada em quase 100% dos casos pelo vírus HPV, de acordo com o Ministério da Saúde.

 

“Nós temos vacina disponível no SUS e a gente não está alcançando a meta da vacinação. Um evento como esse mobiliza, dá energia para os jovens, para o público dos interiores, para eles sentirem a necessidade de fazer parte.”, destacou Annete de Castro, co-fundadora do Grupo Mulheres do Brasil.

 

A cobertura atual no estado é de 72,5%, com cerca de 532 mil adolescentes já vacinados. No entanto, ainda faltam pouco mais de 128 mil jovens para que a meta seja atingida. Entre as meninas, 8 em cada 10 já receberam a vacina. Já entre os meninos, o índice é menor: apenas 6 em cada 10 foram imunizados, o que, segundo especialistas, se deve principalmente à desinformação.

 

Para ampliar o alcance da campanha, a vacinação será levada também a escolas e centros de assistência social, além dos postos de saúde.

 

"A vacina contra o HPV, primeiro, ela foi inserida no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde para o grupo Alvo de Meninas, entendendo sobre a importância da vacinação na prevenção de casos de câncer de cólera de útero. Mas, posteriormente, foi visto que a vacina para os meninos também conferia essa proteção e essa eficácia para evitar outros tipos de câncer que também podem acometer os meninos.", reforçou Ana Karine Borges, coordenadora estadual de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA).

 

Lídia Macedo, mãe da adolescente Isadora, de 14 anos, reforça a importância da vacinação: "A gente sempre procura manter a carteira vacinal em dia porque é importante. A gente vem de uma geração que realmente tinha vacinação, que era cultura de que era importante, era para se proteger. E aqui em casa a gente continua do mesmo jeito".

 

Quem pode se vacinar

 

O acesso ao imunizante é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o público de 9 a 14 anos. Também têm direito à vacinação gratuita, na faixa etária entre 15 e 45 anos, pessoas com HIV, transplantados, pacientes oncológicos, imunossuprimidos e vítimas de violência sexual.

A vacinação protege contra tipos do vírus do HPV responsáveis pela maioria dos cânceres do colo do útero, além de outros que causam verrugas genitais. Quando aplicada precocemente (até 14 anos de idade), a eficácia da vacina chega a quase 100% na prevenção desses tumores.

 

Onde se vacinar em Fortaleza

 

Todos os postos de saúde estão com vacinas disponíveis. O horário de funcionamento, durante a semana, é das 7h30 às 18h30.

 

Nos fins de semana e feriados, o atendimento funciona das 8h30 às 16h30 em dois postos de saúde:

 

- Matos Dourado, na rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães, 391 (bairro Edson Queiroz)

- Geraldo Madeira Sobrinho, na rua Belisário Távora, 42 (bairro São João do Tauape)

 

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Mais de 600 casos de febre oropouche já foram notificados no Ceará em 2025; veja locais

A febre oropouche, transmitida pelo mosquito maruim, já soma 636 casos confirmados no Ceará, entre janeiro e o início...

Shoppings de Fortaleza recebem novo mutirão de vacinação

Três shoppings de Fortaleza recebem neste sábado (14) mais um mutirão de vacinação da Prefeitura de Fortaleza. São el...

Consulta pública sobre equipamentos de saúde fica aberta até segunda

A consulta pública nacional aberta pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) para ouvir o mercado, ges...

Fortaleza realiza mutirão de vacinação no fim de semana

Fortaleza promove um mutirão de vacinação contra a influenza neste fim de semana em diversos pontos da cidade, como s...