Classificados na chamada regular podem se matricular até 31 de janeiro

Prazo para inscrição no Sisu termina hoje

Estudantes têm até 23h59 (horário de Brasília) desta terça-feira (21) para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. Segundo o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC),o resultado da chamada regular está previsto para 26 de janeiro e as matrículas terão início em 27 de janeiro.

 

A inscrição é gratuita e pode ser feita exclusivamente pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior

 

Os classificados na chamada regular poderão realizar a matrícula até 31 de janeiro e os não selecionados poderão manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 26 a 31 de janeiro.

 

Todos os candidatos que participaram, fora da condição de treineiro, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e não zeraram a prova de redação podem se inscrever no Sisu e concorrer a vagas ofertadas em instituições públicas de ensino superior. Automaticamente são classificados de acordo com a média da nota do Enem nas vagas disponibilizadas em universidades e institutos federais.

 

Inscrição

 

Ao acessar o Portal de Acesso Único ao Ensino Superior, o candidato deve acessar a página do Sisu e clicar em “fazer inscrição”.

 

Depois é necessário acessar com a conta gov.br ou fazer o cadastro. Também deve confirmar os dados e preencher um formulário sobre o perfil socioeconômico para a classificação em políticas afirmativas.

 

Na inscrição, o candidato deve escolher até duas opções de curso e confirmar. Automaticamente, o estudante será encaminhado para a tela “minha inscrição”, com todas as informações sobre opção de curso e classificação parcial.

 

Oferta

 

Nesta edição, foram ofertadas 261.779 vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. O maior número de vagas foi ofertado no estado de Minas Gerais (34.049), seguido do Rio de Janeiro, (28.424); Bahia 22.889) e Paraíba (21.268).

 

Desse total, mais de 68 mil são para o público-alvo do Pé-de-Meia Licenciaturas, iniciativa do novo programa Mais Professores para o Brasil, lançado pelo governo federal e direcionado a estudantes que queiram ingressar no curso de licenciatura.

 

(Agência Brasil, por Fabíola Sinimbú  - Edição: Kleber Sampaio)

Outras Notícias

Curso gratuito abre 2,2 mil vagas para jovens cearenses em busca do primeiro emprego

O projeto Coletivo Jovem está com 2.200 vagas abertas para uma capacitação online e gratuita, voltada a jovens cearen...

Pé-de-Meia: pagamento da sexta parcela começa nesta segunda-feira

O Ministério da Educação (MEC) inicia, nesta segunda-feira (25), o pagamento da sexta parcela aos partici...

Fragata da Marinha é aberta para visitação gratuita em Fortaleza

Fragata Independência (F44), da Marinha do Brasil, será aberta para visitação gratuita no domingo (24), na Companhia ...

Aluno do Ceará conquista medalha de ouro em campeonato mundial de matemática

O estudante Rayan Moreira, de 16 anos, conquistou medalha de ouro na primeira participação dele no Campeonato Mundial...