A mensagem em vídeo do Papa à comunidade de Mérida foi divulgada neste sábado (16)

Papa à Semana Santa de Mérida: encontrar Jesus e o próximo com amor e respeito

O Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo neste sábado (16) para a proclamação oficial da Semana Santa de Mérida, cidade espanhola da província de Badajoz, uma colônia romana fundada pelo imperador Otávio Augusto em 25 a.C., segundo a tradição historiográfica. A Via-Sacra, como recordou o Pontífice, será celebrada no "impressionante anfiteatro romano", que "reúne muitos fiéis de todo o mundo", ao mesmo tempo em que Francisco estará participando da oração da Via-Sacra do lado do Coliseu de Roma.

 

A proclamação da Semana Santa em Mérida

 

A jornalista Eva Fernández, correspondente da Rádio COPE na Itália e no Vaticano, que acompanha o Papa nas viagens internacionais, foi a escolhida para proclamar a Semana Santa neste sábado (16) na Basílica de Santa Eulália - mártir da Igreja que morreu aos 12 anos após ser torturada por se recusar a renegar a fé cristã (Mérida, 290-304). Também padroeira de Mérida, o Papa a recordou em vídeo, já que a comunidade está vivendo o Ano Jubilar de Eulália, para "honrar a figura da criança mártir, cujo culto fez de Mérida o berço do cristianismo hispânico e o destino de peregrinações ao longo da história".

 

O evento deste sábado (16) na Basílica foi presidido pelo arcebispo coadjutor, dom José Rodríguez Carballo, com a participação especial de Francisco em vídeo, que agradeceu por fazer parte do momento da proclamação da Semana Santa de Mérida, "única no mundo, porque pouquíssimas cidades podem reviver aqueles dias que mudaram a história da humanidade em cenários de mais de 2 mil anos de antiguidade, contemporâneos àqueles em que Cristo sofreu a Paixão". Francisco também agradeceu o trabalho de todas as Fraternidades de Mérida que durante o ano se esforçaram para que a Semana Santa deixe "uma marca indelével e permanente na vida de todos aqueles que contemplam as Estações da Penitência":

 

"Não é um acontecimento de espetáculo, é uma proclamação da nossa salvação, por isso deve deixar marca. Na mensagem para a Quaresma deste ano, lembrei que na Semana Santa é necessário dedicar tempo para a oração, para acolher a Palavra de Deus, para parar diante do irmão ferido como o samaritano."

 

Abrir o coração e sair ao encontro de Jesus

 

Ao final da mensagem em vídeo, o Papa disse rezar por todos os irmãos da comunidade, inclusive pelos "jovens que são o presente e o futuro da Fraternidade de Mérida", desejando que a Semana Santa seja "cheia de frutos sob a proteção de Santa Eulália" e aberta ao encontro com Jesus:

 

“A Semana Santa é um tempo de graça, não nos esqueçamos disso, é um tempo de graça que o Senhor nos dá para abrir as portas dos nossos corações, das nossas paróquias, das nossas fraternidades. 'Abrir' e 'sair' é o que nos é pedido na Semana Santa; abrir o coração e sair ao encontro de Jesus e dos outros, e também para levar a luz e a alegria da nossa fé. Sair sempre! E fazer isso com amor e com a ternura de Deus, com respeito e paciência, sabendo que nós colocamos nossas mãos, nossos pés, nosso coração, mas que é Deus quem nos guia e nos mostra o caminho.”

 

(Fonte: Vatican News)

Outras Notícias

Papa: para o Bom Pastor somos valiosos sempre, insubstituíveis

O Papa rezou o Regina Caeli com os fiéis reunidos na Praça São Pedro neste IV domingo da Páscoa, dedicado a Jesus Bom...

Papa: a felicidade está no encontro vivo com Jesus, não no prazer e no poder

Neste Domingo da Divina Misericórdia, o Papa rezou com os fiéis na Praça São Pedro a oração do Regina Caeli e comento...

O Papa no Angelus: não devemos julgar os outros, mas ajudá-los

O olhar do Senhor sobre nós não é um farol ofuscante que nos ofusca e nos coloca em dificuldade, mas o brilho suave d...

Diocese de Tianguá-CE inicia celebração de São José

A Diocese de Tianguá-CE iniciará neste sábado a celebração de São José, Padroeiro do Ceará. A festa, que se estende a...