Ao todo, no estado, 25.566 urnas passarão pela carga

TRE-CE inicia carga das urnas eletrônicas

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) iniciou,nesta segunda-feira, 19/9, a carga das 25.566 urnas eletrônicas que serãoutilizadas no estado nas Eleições 2022. Desse total, serão 22.796 urnas deseção e 2.770 urnas de contingência (urnas reservas utilizadas no dia daeleição caso alguma urna de seção apresente defeito).

Em Fortaleza, serão 5.235 urnas de seção e 427 urnas decontingência. Na capital, a previsão é de que os procedimentos ocorram atésábado, 24/9, podendo se estender, se necessário, até o dia 27/9, conformeedital. Na sede do TRE, no bairro Engenheiro Luciano Cavalcante, a cargaacontece das 8h às 18h.

No primeiro dia dos trabalhos, o presidente do TRE-CE, des.Inacio Cortez; o juiz auxiliar Rommel Conrado; o diretor-geral, Hugo PereiraFilho; e a secretária da Presidência, Cecília Arruda, acompanharam a carga econversaram com as equipes.

Nos demais municípios, a carga é realizada nas sedes dasZonas Eleitorais, em data e horário previamente designados pelo(a) juiz(juíza)eleitoral e também divulgado por meio de edital. Para o interior, serãocarregadas 17.561 urnas de seção e 2.243 de contingência.

As cargas de urnas são realizadas em cerimônias públicas,podendo ser acompanhadas por representantes de diversas entidadesfiscalizadoras, Forças Armadas, Ministério Público, Ordem dos Advogados doBrasil, partidos políticos, coligações e federações de partidos. Em Fortaleza,nesta segunda-feira, a carga foi acompanhada pelos capitães de fragata MarcusRogers Cavalcante Andrade e Hélio Mendes Salmon, que fazem parte da Equipe deFiscalização das Forças Armadas, além de integrantes da Transparência Eleitorale do Tribunal de Contas da União.

O que é

A carga consiste na inserção de dados e aplicativosnecessários ao funcionamento das urnas no dia da votação e em posteriorauditoria. Os dados referem-se às seções, aos(às) eleitores(as) e aos(às)candidatos(as). Na oportunidade, todos os componentes da urna são testados. Aofinal, as urnas recebem lacres físicos para que qualquer tentativa de violaçãodos equipamentos possa ser evidenciada.

A cerimônia de carga é também mais uma oportunidade deauditoria das urnas, conforme norma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apósa carga e antes da lacração, em 3% da urnas de cada Zona Eleitoral (que incluiurnas de seção e de contingência) são verificadas a autenticidade e aintegridade dos sistemas instalados, além de ser realizada a simulação devotação à vista de todos(as) os(as) presentes. Após o resultado dessa votaçãoser conferido, as urnas utilizadas na auditoria são lacradas novamente.

#PraTodoMundoVer

(Fonte: TRE-CE)

Outras Notícias

Senado aprova cota de 30% em concursos para negros e indígenas

O Senado aprovou hoje (7) o Projeto de Lei 1.958/2021, que reserva 30% das vagas de concursos públicos para pessoas p...

Eleitores que não votaram no 2º turno têm até terça para justificar

O eleitor que não compareceu ao segundo turno das eleições municipais de 2024 precisa justificar a ausência até esta ...

Chile, Bolívia e Equador terão eleições presidenciais este ano

Os eleitores do Chile, da Bolívia, da Guiana, de Honduras e do Equador vão às urnas este ano de 2025 para decidir os ...

Prefeitos e vereadores tomam posse neste primeiro dia do ano

Os prefeitos e vereadores eleitos em outubro de 2024 tomam posse nos respectivos cargos nesta quarta-feira, 1º de jan...