Foto: Reprodução/Paróquia Nossa Senhora da Assunção

Papa Francisco nomeia quarto bispo para a Diocese de Quixadá, no Ceará

Maior autoridade da Igreja Católica, o Papa Francisco nomeou, na quarta-feira (10), o padre Aurélio Pinto de Sousa como o novo bispo da diocese de Quixadá. O sacerdote será a quarta pessoa a ocupar o cargo, vago desde o fim de 2021.

Integrante da Diocese de Tianguá, o padre atua como pároco da paróquia Nossa Senhora da Assunção, localizada no município de Viçosa do Ceará.

Uma liturgia em ação de graças pela nomeação do novo bispo foi realizada, na quarta-feira, na Sé Catedral de Sant'Ana, em Tianguá.

CONHEÇA A TRAJETÓRIA DO SACERDOTE

Natural de Guaraciaba do Norte, Aurélio ingressou no Seminário São José, em Tianguá, em 1994. Um ano depois, o sacerdote cursou Filosofia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará (ITEP), em Fortaleza, tendo a licenciatura validada, posteriormente na Universidade Estadual do Ceará (Uece).

No fim da década de 1990, o padre se graduou em Teologia no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, atualmente, Faculdade Jesuíta, onde também cursou o mestrado.

Anos mais tarde, ele recebeu sua ordenação diaconal e presbiteral das mãos de dom Francisco Hernández Arnedo, bispo de Tianguá na época.

Em 2009, Aurélio iniciou o doutorado em Teologia Dogmático-Sacramental no Pontifício Ateneo Santo Anselmo, em Roma, capital da Itália. Ao retornar ao Brasil, o sacerdote tornou-se administrador da Área Pastoral São Pedro, e, posteriormente, assumiu a paróquia Nossa Senhora da Assunção.

Na trajetória eclesiástica, ele ainda atuou como membro do Conselho de Presbíteros, assistente eclesiástico para a Pastoral Litúrgica e representante do Clero.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Outras Notícias

Papa à Semana Santa de Mérida: encontrar Jesus e o próximo com amor e respeito

O Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo neste sábado (16) para a proclamação oficial da Semana Santa de Mérida,...

O Papa no Angelus: não devemos julgar os outros, mas ajudá-los

O olhar do Senhor sobre nós não é um farol ofuscante que nos ofusca e nos coloca em dificuldade, mas o brilho suave d...

Diocese de Tianguá-CE inicia celebração de São José

A Diocese de Tianguá-CE iniciará neste sábado a celebração de São José, Padroeiro do Ceará. A festa, que se estende a...

Papa Francisco, Oriente Médio: chega, por favor! Parem!

Forte apelo do Papa Francisco no Angelus deste domingo, também sobre o desarmamento. “Carrego diariamente em meu...