Idosa tira certidão de nascimento pela 1ª vez aos 73 anos

Idosa tira certidão de nascimento pela 1ª vez aos 73 anos

Uma idosa da cidade de Ipaumirim, no interior do Ceará, conseguiu tirar a certidão de nascimento pela primeira vez após passar os 73 anos de vida sem o registro. A obtenção do documento faz parte da Ação de Registro Tardio de Nascimento, do Ministério Público do Estado (MPCE).

Conforme o promotor de Justiça João Eder Lins dos Santos, titular da Promotoria de Justiça de Ipaumirim, a idosa, identificada como Socorro Maia, nasceu em 1950 e a mãe dela faleceu logo após o parto.

Por esse motivo, Socorro passou a infância sendo criada por desconhecidos, não conhecendo os pais ou qualquer parente.

A mulher pertencia a um grupo de ciganos, que lhe abandonou ao migrar para outro Estado. Desde então, ela passou a morar no município sem nunca ter sido registrada ou batizada.

“Tudo que ela sabe sobre sua origem foi através de pessoas mais velhas que conheceram os seus genitores e acompanharam seu crescimento”, disse João Eder Lins dos Santos.

Com a atuação do MPCE, a Vara Única da Comarca de Ipaumirim acatou a solicitação e determinou que seja providenciada a certidão de nascimento de Socorro. Com isso, a idosa poderá usufruir dos seus direitos civis, como aposentadoria por idade e pleno acesso aos serviços de saúde.

A Constituição Federal de 1988 possui, inclusive, como um de seus fundamentos a dignidade e a cidadania, garantindo, em seu artigo 5º, a igualdade como um direito inviolável.

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Governo do Ceará quer aumentar ICMS para compras na Shopee, Shein e AliExpress

O Governo do Estado é favorável para que produtos que venham do exterior, comercializados por sites de e-commerce com...

Praia paradisíaca no Ceará tem concurso público com salários de R$ 5 mil

A prefeitura de Jijoca de Jericoacoara abriu concurso público com 301 vagas. Destas, 10 são destinadas a Pessoas com ...

Governo lança licitação para construção da 1ª etapa do ITA no Ceará

O Governo do Estado lançou a licitação para a escolha da empresa que será responsável pela elaboração do projeto e co...

Whindersson Nunes anuncia show em Fortaleza para doar dinheiro arrecadado ao Rio Grande do Sul

O humorista e digital influencer Whindersson Nunes anunciou que vai fazer um show em Fortaleza para arrecadar dinheir...