Jornalista Wilson Ibiapina, m imagem de arquivo — Foto: TV Globo/ Reprodução

Morre em Brasília o jornalista Wilson Ibiapina

Faleceu nesta terça-feira (9), em Brasília, aos 80 anos, ojornalista Wilson Ibiapina. Ele nasceu no Ceará, em Ibiapina, em 1943, e foi oprimeiro repórter da TV Globo Brasília, nos anos 1970.

Entre as coberturas históricas, Ibiapina acompanhou osepultamento do ex-presidente Juscelino Kubitschek, em 1976. "Aquela era aprimeira vez que o povo ia às ruas em Brasília durante a ditadura e flashes dovelório foram transmitidos ao longo de toda a programação", lembrou ojornalista em um programa para o Memória Globo.

Ibiapina estava internado há cerca de 20 dias no HospitalSanta Lúcia, na capital federal. Conforme a família, ele morreu após"falência múltipla de órgãos".

Até a última atualização desta reportagem ainda não haviainformações sobre o sepultamento do jornalista.

'Tempos de censura'

A década de 1970 foi marcada pelo avanço da censura sobrejornais e emissoras de rádio e TV durante a ditadura militar no Brasil. Orepórter Wilson Ibiapina testemunhou a presença de censores atuando dentro daredação da Globo na capital federal.

O jornalista foi editor do Jornal da Globo e do Bom diaBrasil. Cobriu as primeiras eleições diretas para governador depois do GolpeMilitar, seguida da morte de Tancredo Neves, em 1985. Ele também foiresponsável pela implantação da TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará.

Bem antes disso, ainda no final da década de 1960, foirepórter dos Diários Associados e também trabalhou no jornal Correio da Manhã ena Rádio Tupi, no Rio de Janeiro.

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

ACAP faz homenagem na Câmara Municipal de Guaraciaba do Norte-CE

A Associação entregou dois troféus em referência ao dia dos Fuzileiros Navais durante a sessão ordinária na Câmara Mu...

Hemoce estará em Viçosa do Ceará na sexta-feira (23)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), que faz parte da rede de unidades de saúde da Secretaria da ...

Equipe do Hemoce faz coleta de sangue em São Benedito nesta terça-feira

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), que faz parte da rede de unidades de saúde da Secretaria da ...

Alok, Olodum, Simone Mendes, Dragões de Piripiri, trio elétrico: seis cidades da Ibiapaba têm programação de carnaval

Com carnaval para as crianças, carnaval dos idosos, marchinhas, paredões, trio elétrico e atrações em nível nacional,...