Imagens da Praça São Pedro neste domingo da Divina isericórdia para o Regina Caeli com o Papa

Páscoa no Oriente: o desejo de Francisco para o fim da atrocidade das guerras

No Regina Caeli do Domingo da Divina Misericórdia, a proximidade do Papa àqueles que, especialmente no Oriente, celebram a Páscoa. Um pensamento expresso com tristeza pelos conflitos que "continuam a semear a morte em formas horríveis". Aos irmãos e irmãs da Rússia e da Ucrânia, a oração para que "o Senhor esteja perto deles e os ajude a fazer a paz".

“Expresso a minha proximidade a todos os irmãos e irmãs que hoje celebram a Páscoa: queridos, que o Senhor Ressuscitado esteja convosco e vos encha do seu Santo Espírito! Feliz Páscoa a todos vocês!

Esse é o desejo expresso pelo Papa Francisco ao final do Regina Caeli deste domingo, 16 de abril, para os fiéis das Igrejas Orientais que seguem o calendário juliano. Um desejo que retorna amargamente, considerando os conflitos que ainda inflamam várias partes do mundo e colhem vítimas e dor.

Estas são as palavras do Pontífice na oração mariana do Domingo da Divina Misericórdia:

"E, infelizmente, em nítido contraste com a mensagem pascal, as guerras continuam, e continuam a semear a morte de formas horríveis. Lamentamos por essas atrocidades e rezamos por suas vítimas, pedindo a Deus que o mundo não tenha mais que viver a consternação da morte violenta pelas mãos do homem, mas a maravilha da vida que Ele dá e que renova com a sua graça!"

O pensamento do Papa também vai aos "nossos irmãos e irmãs na Rússia e na Ucrânia que hoje celebram a Páscoa. Que o Senhor esteja próximo a eles e os ajude a fazer a paz".

Igreja de São Miguel em Zaporizhzhia atingida por míssil russo

As celebrações da Páscoa ortodoxa são abaladas pelos combates na Ucrânia. Na noite de sábado (15), mísseis S-300 foram lançados pelo exército russo causando a destruição da Igreja Ortodoxa Ucraniana de São Miguel Arcanjo em Kushuhum, na região de Zaporizhzhia. Isto foi relatado por um correspondente de Ukrinform. "Na noite, um míssil russo atingiu a Igreja de São Miguel Arcanjo de 1906. Naquele momento, não havia nenhum serviço e nenhuma bênção de comida pascal na igreja, que normalmente está muito cheia na noite da Páscoa", disse o chefe da comunidade, Yurii Karapetian. "Havia uma ordem para não realizar cultos noturnos por causa da ameaça do ataque dos mísseis", disse o padre Volodymyr.

Em Donetsk, bombardeio perto da catedral ortodoxa

Uma pessoa foi morta e duas ficaram feridas no atentado que ocorreu durante a noite de sábado (15) no centro de Donetsk, particularmente perto da Catedral da Transfiguração. Isto foi relatado por Tass, citando a administração do distrito de Voroshilovsky da cidade governada por forças pró-russas. No momento da explosão, no edifício religioso, a Vigília Ortodoxa da Páscoa estava em andamento. E precisamente por ocasião do feriado ortodoxo, segundo um vídeo publicado pelo fundador do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, pelo menos 100 prisioneiros de guerra ucranianos foram enviados às forças ucranianas.

(Fonte: Antonella Palermo - Vatican News)

Outras Notícias

Conclave: Cardeal brasileiro que vai participar da escolha do novo papa já foi bispo auxiliar de Fortaleza

Um dos sete cardeais brasileiros aptos a votarem no Conclave, que escolhe o próximo papa a partir desta quarta-feira ...

O Conclave pede orações ao povo de Deus

A Santa Sé divulgou um comunicado, nesta quarta-feira (30/04), informando que o Colégio Cardinalício convida o povo d...

A rosa branca sobre o mármore do túmulo, símbolo de Teresa que o “ouviu”

Sobre uma pequena mesa de mármore do lado de fora do seu apartamento privado na Santa Marta, havia sempre uma rosa br...

Cardeal Re: Francisco, um Papa com um coração aberto a todos

O decano do Colégio Cardinalício, cardeal Giovanni Battista Re, presidiu a Missa das Exéquias do Papa Francisco na ma...