Celebração Penitencial em 25/3/2022 (Vatican Media)

Papa: unidos na fé e na solidariedade por quem sofre com a guerra

Um ano após o ato universal de consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, para que aplacasse o ódio e toda violência, Francisco volta a convocar os fiéis do mundo a usar a arma da oração para pedir a paz a Deus:

Permaneçamos unidos na fé e na solidariedade pelos nossos irmãos e irmãs que sofrem por causa da guerra, sobretudo não esqueçamos o martirizado povo ucraniano.

As "24 horas para o Senhor"

No final do Angelus na Praça de São Pedro, o Papa convida à iniciativa das "24 horas para o Senhor", que será realizada na sexta-feira, 17 de março, e no sábado, 18 de março. Trata-se do momento quaresmal de oração e reconciliação desejado pelo próprio Francisco em 2013 e que sempre viu o Papa quer atendendo confissões como se confessando, que chega agora à sua décima edição.

O evento é celebrado nas dioceses de todo o mundo na véspera do IV Domingo da Quaresma: todas as igrejas permanecerão abertas durante um dia inteiro, para oferecer aos fiéis e peregrinos a oportunidade de ficar em adoração e se confessar. “Um tempo dedicado à oração de adoração e ao Sacramento da Reconciliação”, disse o Papa.

O ato de consagração a Maria

 No ano passado, logo no final das "24 Horas", foi realizado o ato mariano de consagração da Rússia e da Ucrânia. Da janela do apartamento pontifício, a recordação do Papa:

Há um ano, neste contexto, realizamos o solene ato de consagração ao Imaculado Coração de Maria, invocando o dom da paz. Que a nossa entrega não desvaneça, não vacile a esperança, o Senhor escuta sempre as súplicas que o seu povo lhe dirige por intercessão da Mãe.

O convite para rezar

Este ano, para caracterizar melhor a presença nas comunidades paroquiais, Francisco irá a uma paróquia de Roma, Santa Maria delle Grazie al Trionfale, a poucos quilômetros de São Pedro. A celebração será no dia 17 de março às 16h30, horário local, e todos os fiéis que desejarem poderão se aproximar do Sacramento da Reconciliação. O convite para participar vem, portanto, do próprio Papa, juntamente com o pedido habitual, sempre reiterado ao longo destes dez anos de seu pontificado que será celebrado amanhã, 13 de março:

Por favor, não se esqueçam de rezar por mim!

(Fonte: Vatican News, Salvatore Cernuzio - Cidade do Vaticano)

Outras Notícias

Papa: a felicidade está no encontro vivo com Jesus, não no prazer e no poder

Neste Domingo da Divina Misericórdia, o Papa rezou com os fiéis na Praça São Pedro a oração do Regina Caeli e comento...

Papa à Semana Santa de Mérida: encontrar Jesus e o próximo com amor e respeito

O Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo neste sábado (16) para a proclamação oficial da Semana Santa de Mérida,...

O Papa no Angelus: não devemos julgar os outros, mas ajudá-los

O olhar do Senhor sobre nós não é um farol ofuscante que nos ofusca e nos coloca em dificuldade, mas o brilho suave d...

Diocese de Tianguá-CE inicia celebração de São José

A Diocese de Tianguá-CE iniciará neste sábado a celebração de São José, Padroeiro do Ceará. A festa, que se estende a...