O Papa Francisco com os redatores do programa televisivo italiano

O Papa aos redatores de "A sua imagine": continuem a dar voz aos que sofrem

Encontrando-se com os redatores do programa televisivo da Rai, o Pontífice afirmou que "é preciso 'globalizar' a solidariedade, não a indiferença". "Anunciar o Evangelho significa testemunhar com a nossa vida que existe um Deus de misericórdia que nos espera e que nos precede". "Com seu trabalho específico vocês podem contribuir muito nesse sentido", disse o Papa.

O Santo Padre recebeu na manhã deste sábado, 4, no Vaticano, os membros da transmissão televisiva italiana “A sua imagine” (“À Sua Imagem"), apresentada por Lorena Bianchetti, composta por autores, editores, técnicos e colaboradores no programa.

Em sua saudação aos presentes, o Papa disse que, muitas vezes, também assiste a este programa, pelo menos em parte, que nasceu graças à colaboração da Conferência Episcopal Italiana com a RAI (Rádio e Televisão Italiana). Infelizmente, o horário dominical deste programa coincide, com a oração do Angelus, na Praça São Pedro. Por isso, antes de se dirigir à janela da Residência Apostólica, Francisco acompanha a transmissão, por alguns minutos, e, algumas vezes, até cita, na sua alocução, certos aspectos que mais lhe impressionam.

Criados à imagem de Deus

A seguir, o Papa passou a parabenizar quem, há vinte e seis anos, escolheu o nome para esta transmissão televisiva: "À Sua Imagem". E ao explicar estas palavras bíblicas do Gênesis (Gn 1,26), que Deus diz no ápice da criacão, Francisco disse:

"Façamos o homem à nossa imagem e semelhança". Somos criados à imagem de Deus! Mas, não devemos nos acostumar com esta expressão, pois ela não deve deixar de nos surpreender: Deus acendeu, de maneira única, em cada ser humano, uma centelha da sua luz. Por isso, o título deste programa faz referência a uma relação única: À Sua Imagem”!

Assim, Francisco exortou que estas palavras não se tornem "palavras ao vento" ou sejam apenas um título televisivo. É importante apreciar seu significado para poder comunicá-lo. No entanto, a mudança de época, em que vivemos, demonstra a perda de consciência, por parte de muitos, de “ser filhos de Deus, criados à sua imagem”: nesta imagem encontra-se a origem e o fundamento da irredutível dignidade humana; origem e fundamento de sermos todos irmãos, porque somos filhos do único Pai.

Dar voz aos que sofrem

Coerente com esta visão, o Papa destacou os diversos aspectos e temas abordados por este programa: apresenta rostos e histórias de homens e mulheres do nosso tempo; dá voz aos mais fracos e aos que sofrem; fala de quem vive o Evangelho nas periferias da Itália e do mundo; trata de situações e lugares, que, muitas vezes, fogem da opinião pública. E o Papa continuou:

“Através de seus convidados e vídeos, todos os domingos, vocês apresentam, com delicadeza e sem exageros, as muitas experiências de serviço e vida. Vocês lembram que há jovens capazes de se comprometer e se doar pelos outros; mostram os dramas da humanidade, por meio de histórias que permitem manter viva a esperança e a beleza do Evangelho vivido na prática”.

O Santo Padre concluiu seu pronunciamento aos membros do programa televisivo “A sua Imagem” encorajando-os a continuar o seu trabalho, dando ênfase à globalização da solidariedade e não à indiferença. Anunciar o Evangelho significa dar testemunho, com a nossa vida, de que existe um Deus misericordioso, que nos espera e nos precede, que nos quis e que nos ama.

Por fim, Francisco disse aos presentes: “Com este trabalho específico, vocês podem contribuir muito, dando ressonância aos apelos que dirijo, após a oração do Angelus, aos irmãos e irmãs, em condições de grave dificuldade. Vocês ajudam o telespectador a não esquecer tudo isso, permanecendo ao lado deles na oração, na ajuda concreta e no compromisso diário”.

(Fonte: Vatican News, por Manoel Tavares)

 

Outras Notícias

Papa: para o Bom Pastor somos valiosos sempre, insubstituíveis

O Papa rezou o Regina Caeli com os fiéis reunidos na Praça São Pedro neste IV domingo da Páscoa, dedicado a Jesus Bom...

Papa: a felicidade está no encontro vivo com Jesus, não no prazer e no poder

Neste Domingo da Divina Misericórdia, o Papa rezou com os fiéis na Praça São Pedro a oração do Regina Caeli e comento...

Papa à Semana Santa de Mérida: encontrar Jesus e o próximo com amor e respeito

O Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo neste sábado (16) para a proclamação oficial da Semana Santa de Mérida,...

O Papa no Angelus: não devemos julgar os outros, mas ajudá-los

O olhar do Senhor sobre nós não é um farol ofuscante que nos ofusca e nos coloca em dificuldade, mas o brilho suave d...