Fome é tema da Campanha da Fraternidade 2023 — Foto: Jornal da USP

Fome é tema da Campanha da Fraternidade 2023; padre cearense pede que fiéis doem alimentos

A igreja católica iniciou, nesta quarta-feira (22) de cinzas, a campanha da fraternidade que tem como o tema a fome. Esta é a terceira vez que a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) traz a fome como tema de reflexão durante a quaresma – período entre o carnaval e a Páscoa.

No Ceará, um estudo realizado em 2022 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Penssan) concluiu que metade da população cearense sofre com a falta de alimentos e passa fome. Segundo o estudo, a população do estado sofre em vários níveis da insegurança alimentar.

Além disso, a mesma pesquisa apontou que 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer diariamente no Brasil. O número é quase o dobro do contingente estimado em 2020 e representa 14 milhões de pessoas a mais passando fome no Brasil.

Para o padre Ivan de Souza, da Igreja de Fátima, na capital cearense, este é um momento de reflexão para os fiéis buscarem meios para ajudar, de forma viável, a combater a fome no Ceará.

"É um desafio muito grande porque são 33 milhões de pessoas que passam fome. Então, para a igreja é um momento de reflexão, de meditação e de buscar também soluções viáveis. É claro que sozinha a igreja não pode, mas quando se junta com toda a sociedade se faz muitas coisas. E uma das coisas boas é despertar cada um de nós para que esse tema também entre na nossa pauta. Por isso a campanha traz o tema fraternidade e fome", explicou o pároco.

Jejum e ajuda

Segundo o padre Ivan, os católicos são aconselhados a realizar um momento de jejum nesta quarta-feira de cinzas. A intenção é que eles doem os alimentos que comeriam às pessoas em situação de fome.

"Nós vamos fazer jejum não apenas para deixar de comer, mas o sentido é esse, de partir, de solidariedade, e nós somos um povo solidário, nós gostamos de participar, nós gostamos de contribuir, então este é um dia de oração, de jejum, de caridade... não deixe de fazer a sua parte", pediu o religioso.

Fraternidade e fome

Com o tema "Fraternidade e Fome", e o lema bíblico "Dai-lhe vós mesmo de comer!" – extraído de Mateus 14,16 – a CNBB pretende fomentar ações para minimizar os impactos da fome da vida dos brasileiros. O lançamento da campanha está marcado para 10h desta quarta, em Brasília.

"Um dos objetivos é propor aos fieis um caminho de conversão para não ceder à cultura da indiferença frente ao sofrimento humano conforme pede o papa Francisco", diz a CNBB.

O que é a Campanha da Fraternidade?

A Campanha da Fraternidade surgiu em 1964 como uma proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) à igreja Católica para celebrar a Quaresma. Além das orações e do jejum, o objetivo é "exercitar a caridade associada à reflexão e ação sobre um tema específico".

Em 1964, o primeiro tema da Campanha da Fraternidade foi "Igreja em Renovação". Depois, a cada ano, um novo assunto ligado foi designado para os católicos agirem a respeito do assunto.

Partilha, reconciliação, saúde, trabalho, justiça, família, esperança e até tráfico humano já foram tema. Em 2022 a educação pautou as reflexões.

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Papa: a humildade é a forma plena da liberdade, vem à tona quando aprendemos a servir

A humildade é a forma plena da liberdade. Ela é a liberdade de sim mesmo. Foi o que disse o Pontífice no Angelus dest...

O Papa: “a porta estreita”, a salvação passa pelas escolhas difíceis e impopulares

“Ao mesmo tempo que nós, às vezes, julgamos quem está longe da fé, Jesus põe em crise “a segurança dos crentes”. Foi ...

‘Sou Feliz por ser Católico’ reunirá milhares de fiéis na cidade de Tianguá

Em Tianguá, neste sábado e domingo terá o evento religioso que atrairá milhares de fiéis: a 4ª edição do "Sou Feliz P...

"Rezemos para que as negociações visem o fim das guerras e o bem comum", pede o Papa

Em seus apelos, após a oração do Angelus deste domingo, 17 de agosto, em Castel Gandolfo, com a presença de 2.500 fié...