Fome é tema da Campanha da Fraternidade 2023 — Foto: Jornal da USP

Fome é tema da Campanha da Fraternidade 2023; padre cearense pede que fiéis doem alimentos

A igreja católica iniciou, nesta quarta-feira (22) de cinzas, a campanha da fraternidade que tem como o tema a fome. Esta é a terceira vez que a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) traz a fome como tema de reflexão durante a quaresma – período entre o carnaval e a Páscoa.

No Ceará, um estudo realizado em 2022 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Penssan) concluiu que metade da população cearense sofre com a falta de alimentos e passa fome. Segundo o estudo, a população do estado sofre em vários níveis da insegurança alimentar.

Além disso, a mesma pesquisa apontou que 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer diariamente no Brasil. O número é quase o dobro do contingente estimado em 2020 e representa 14 milhões de pessoas a mais passando fome no Brasil.

Para o padre Ivan de Souza, da Igreja de Fátima, na capital cearense, este é um momento de reflexão para os fiéis buscarem meios para ajudar, de forma viável, a combater a fome no Ceará.

"É um desafio muito grande porque são 33 milhões de pessoas que passam fome. Então, para a igreja é um momento de reflexão, de meditação e de buscar também soluções viáveis. É claro que sozinha a igreja não pode, mas quando se junta com toda a sociedade se faz muitas coisas. E uma das coisas boas é despertar cada um de nós para que esse tema também entre na nossa pauta. Por isso a campanha traz o tema fraternidade e fome", explicou o pároco.

Jejum e ajuda

Segundo o padre Ivan, os católicos são aconselhados a realizar um momento de jejum nesta quarta-feira de cinzas. A intenção é que eles doem os alimentos que comeriam às pessoas em situação de fome.

"Nós vamos fazer jejum não apenas para deixar de comer, mas o sentido é esse, de partir, de solidariedade, e nós somos um povo solidário, nós gostamos de participar, nós gostamos de contribuir, então este é um dia de oração, de jejum, de caridade... não deixe de fazer a sua parte", pediu o religioso.

Fraternidade e fome

Com o tema "Fraternidade e Fome", e o lema bíblico "Dai-lhe vós mesmo de comer!" – extraído de Mateus 14,16 – a CNBB pretende fomentar ações para minimizar os impactos da fome da vida dos brasileiros. O lançamento da campanha está marcado para 10h desta quarta, em Brasília.

"Um dos objetivos é propor aos fieis um caminho de conversão para não ceder à cultura da indiferença frente ao sofrimento humano conforme pede o papa Francisco", diz a CNBB.

O que é a Campanha da Fraternidade?

A Campanha da Fraternidade surgiu em 1964 como uma proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) à igreja Católica para celebrar a Quaresma. Além das orações e do jejum, o objetivo é "exercitar a caridade associada à reflexão e ação sobre um tema específico".

Em 1964, o primeiro tema da Campanha da Fraternidade foi "Igreja em Renovação". Depois, a cada ano, um novo assunto ligado foi designado para os católicos agirem a respeito do assunto.

Partilha, reconciliação, saúde, trabalho, justiça, família, esperança e até tráfico humano já foram tema. Em 2022 a educação pautou as reflexões.

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Papa: a felicidade está no encontro vivo com Jesus, não no prazer e no poder

Neste Domingo da Divina Misericórdia, o Papa rezou com os fiéis na Praça São Pedro a oração do Regina Caeli e comento...

Papa à Semana Santa de Mérida: encontrar Jesus e o próximo com amor e respeito

O Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo neste sábado (16) para a proclamação oficial da Semana Santa de Mérida,...

O Papa no Angelus: não devemos julgar os outros, mas ajudá-los

O olhar do Senhor sobre nós não é um farol ofuscante que nos ofusca e nos coloca em dificuldade, mas o brilho suave d...

Diocese de Tianguá-CE inicia celebração de São José

A Diocese de Tianguá-CE iniciará neste sábado a celebração de São José, Padroeiro do Ceará. A festa, que se estende a...