Com apoio da torcida, Fortaleza é um dos melhores projetos esportivos do país (Foto: Baggio Rodrigues/AGIF)
Fortaleza assume liderança com um jogo a menos e faz história
O Fortaleza é o novo líder do Brasileirão. Após o término da 24ª rodada do campeonato, o Leão do Pici pulou para a ponta da tabela ao bater o Corinthians por 1 a 0, no Castelão. Na era dos pontos corridos, é a segunda vez do time cearense na liderança.
O Fortaleza tem sido uma força a ser reconhecida nos últimos anos de futebol brasileiro, em especial após a chegada do técnico Juan Pablo Vojvoda, em 2021. Antes dele, a equipe cearense já estava em crescimento, com o trabalho de Rogério Ceni, a partir de 2018.
Durante a maior parte da década, o Fortaleza amargou na terceira divisão do Campeonato Brasileiro. No entanto, após oito temporadas disputando a Série C, o Leão encerrou os anos 2010 em alta. Com rápida ascensão, o Tricolor do Pici subiu para a Série B em 2017, e voltou à Série A após 13 anos, sagrando-se campeão da Série B.
Além disso, após conquistar a Copa do Nordeste, o Fortaleza completou dez anos consecutivos conquistando ao menos um título por temporada.
Na temporada de 2024, o Fortaleza ainda está na briga pelo título da Copa Sul-Americana, competição a qual foi vice-campeão na temporada passada.
A liderança do Fortaleza no Brasileirão não é inédita. Em 2021, após golear o Internacional por 5 a 1, o Fortaleza pulou para o topo da tabela na segunda rodada, e ficou em primeiro até a quarta rodada. Em comum com a situação atual, gols de Yago Pikachu nos duelos que levaram os tricolores à ponta da tabela, além da presença de Vojvoda na área técnica.
(Fonte: Lance)