Analisando as duas etapas do Ensino Fundamental, o Ceará tem o melhor resultado da Região Nordeste no Ideb. — Foto: Divulgação/Governo do Ceará
Ceará tem sete das dez cidades com maiores notas no fim do ensino fundamental do Brasil; veja ranking do Ideb
Entre as 50 cidades com maiores notas do Ideb 2023, no 9° ano do ensino fundamental, 36 são do Nordeste, sendo 20 apenas do Ceará. O Ceará teve avanços no ensino fundamental, mas o desempenho no ensino médio novamente ficou abaixo da meta.
O Ideb foi criado em 2007 e é calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.
O Ceará alcançou 6,6 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º) e 5,5 pontos nos anos finais (6º ao 9º). Com isso, nos anos iniciais o estado avançou e teve 1,2 pontos a mais do que a meta estabelecida no primeiro ciclo ldeb (5,4).
O Ceará, no entanto, não bateu a meta referente ao ensino médio, onde registrou 4,3 pontos (a meta era 5,2). Apesar de alguns estados terem se destacado nas três etapas avaliadas, o Brasil só superou a meta nos anos iniciais do ensino fundamental.
(Fonte: G1 Ceará)