Durante três dias, artistas da região se apresentaram em Croatá

FESTMAIS 2022 se consolida no calendário de eventos da Ibiapaba

O público que compareceu ao Festival Mostra de Artes na Ibiapaba (FESTMAIS), realizado no Galpão dos Feirantes, em Croatá, foi contemplada com apresentações de artistas da Ibiapaba, show de talentos, dança, palestra e wokshops. As atividades da 2ª edição aconteceram no último fim de semana e contou com a participação de diversos agentes culturais ibiapabanos.

 

Entre os objetivos do festival foram pautados em promover o talento de artistas da região e oferecer formação a artistas que desejam se aperfeiçoar e se profissionalizar no meio musical. Ainda de acordo com a organização, o festival buscou valorizar e reconhecer os artistas do meio instrumental, canto, dança e outras linguagens artísticas, promover o protagonismo feminino e LGBTQIAP+ no meio artístico e fomentar o desenvolvimento das habilidades artísticas.

 

A abertura oficial do evento aconteceu na noite de sexta-feira, 9, a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra (OFES) fez uma apresentação em sua terra natal. O concerto foi sucedido pelo cantor Kaio Andrade.

 

No dia seguinte, a programação começou pela manhã com a Masterclass do produtor cultura, Ivan Ferraro, que teve como tema “Mercado da música e plataformas digitais”, voltado para as pessoas que produzem música autoral. Em outro momento, o diretor musical e integrante da banda cearense Cidadão Instigado, Yuri Kalil, ministrou um workshop em duas aulas, que teve como temática “Conceitos básicos de mixagem de Áudio”,  com conceitos sobre software musicais, produção em estúdio, mixagem e dicas sobre timbragem e equalizações, que aconteceram durante dois dias.

 

Ainda no sábado, o cantor ibiapinense John Sabino e o grupo Nosso Samba se apresentaram à noite no Galpão dos Feirantes.

 

O Show de Talentos foi um dos pontos altos do FESTAMAIS, que teve disputa no sábado (10) e domingo (11) em seis categorias: Música Instrumental, Música Autoral, Canto Infantil, Canto Jovem/Adulto, Dança e Diversidade Cultural, que ofereceu uma premiação total de 8,5 mil, com jurados de cidades da Ibiapaba.

 

O domingo, 11, também foi reservado para as apresentações de forró de Sanara Sales, Adryan Rodrigues e Victória Castro e a noite do Concurso Show de Talentos, que teve 29 apresentações.

 

Vencedores do Show de Talentos

 

1º dia

Dança: Grupo de Dança R3VOLUTION, Guaraciaba do Norte-CE)

Diversidade Cultural:

1º lugar - Desenho - Jucivan, Croatá-CE;

2º lugar - Teatro Musical  - Grupo Raízes de Artes Cênicas (GRAC),  Guaraciaba do Norte-CE;

3º lugar – Equilibrista - Adriano Brandão, Ibiapina-CE

 

2º dia

- Canto Infantil: Thaís e Mariane, Croatá-CE

- Música Instrumental: JB Ramone, Guaraciaba do Norte-CE

- Música Autoral: Banda Servos Modernos, Cariré-CE 


O FESTMAIS é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, por meio da Lei Estadual n.º 18.012, de 1º de abril 2022, com as empresas ENEL e Expresso Guanabara e também contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Croatá e Associação Arte em Pauta.


 (Fonte: Correio Ibiapaba)

Fotos

Outras Notícias

Lista de adesão para AJE já está disponível em Viçosa do Ceará

A lista dos selecionados para a 1ª chamada do cadastro reserva do Termo de Adesão do Agente Jovem Ambiental já está d...

ONG Tudo por Amor de São Benedito promove a quinta-feira do ‘REAU’

A ONG Tudo por Amor, de São Benedito-CE, está promovendo todas as quintas-feiras  a campanha ‘Quinta do REAU’ co...

Guaraciaba do Norte realiza Workshop de Pais na Educação Especial para crianças com TEA

Com o tema ‘Regulação Emocional da Criança com TEA: é preciso conhecer para ajudar’, aconteceu nessa terça-feira, 9, ...

Agenda itinerante do TRE-CE contempla duas cidades da Ibiapaba

Regularmente, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), através das zonas eleitorais (ZE), realiza ações itine...