Durante três dias, artistas da região se apresentaram em Croatá

FESTMAIS 2022 se consolida no calendário de eventos da Ibiapaba

O público que compareceu ao Festival Mostra de Artes na Ibiapaba (FESTMAIS), realizado no Galpão dos Feirantes, em Croatá, foi contemplada com apresentações de artistas da Ibiapaba, show de talentos, dança, palestra e wokshops. As atividades da 2ª edição aconteceram no último fim de semana e contou com a participação de diversos agentes culturais ibiapabanos.

 

Entre os objetivos do festival foram pautados em promover o talento de artistas da região e oferecer formação a artistas que desejam se aperfeiçoar e se profissionalizar no meio musical. Ainda de acordo com a organização, o festival buscou valorizar e reconhecer os artistas do meio instrumental, canto, dança e outras linguagens artísticas, promover o protagonismo feminino e LGBTQIAP+ no meio artístico e fomentar o desenvolvimento das habilidades artísticas.

 

A abertura oficial do evento aconteceu na noite de sexta-feira, 9, a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra (OFES) fez uma apresentação em sua terra natal. O concerto foi sucedido pelo cantor Kaio Andrade.

 

No dia seguinte, a programação começou pela manhã com a Masterclass do produtor cultura, Ivan Ferraro, que teve como tema “Mercado da música e plataformas digitais”, voltado para as pessoas que produzem música autoral. Em outro momento, o diretor musical e integrante da banda cearense Cidadão Instigado, Yuri Kalil, ministrou um workshop em duas aulas, que teve como temática “Conceitos básicos de mixagem de Áudio”,  com conceitos sobre software musicais, produção em estúdio, mixagem e dicas sobre timbragem e equalizações, que aconteceram durante dois dias.

 

Ainda no sábado, o cantor ibiapinense John Sabino e o grupo Nosso Samba se apresentaram à noite no Galpão dos Feirantes.

 

O Show de Talentos foi um dos pontos altos do FESTAMAIS, que teve disputa no sábado (10) e domingo (11) em seis categorias: Música Instrumental, Música Autoral, Canto Infantil, Canto Jovem/Adulto, Dança e Diversidade Cultural, que ofereceu uma premiação total de 8,5 mil, com jurados de cidades da Ibiapaba.

 

O domingo, 11, também foi reservado para as apresentações de forró de Sanara Sales, Adryan Rodrigues e Victória Castro e a noite do Concurso Show de Talentos, que teve 29 apresentações.

 

Vencedores do Show de Talentos

 

1º dia

Dança: Grupo de Dança R3VOLUTION, Guaraciaba do Norte-CE)

Diversidade Cultural:

1º lugar - Desenho - Jucivan, Croatá-CE;

2º lugar - Teatro Musical  - Grupo Raízes de Artes Cênicas (GRAC),  Guaraciaba do Norte-CE;

3º lugar – Equilibrista - Adriano Brandão, Ibiapina-CE

 

2º dia

- Canto Infantil: Thaís e Mariane, Croatá-CE

- Música Instrumental: JB Ramone, Guaraciaba do Norte-CE

- Música Autoral: Banda Servos Modernos, Cariré-CE 


O FESTMAIS é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, por meio da Lei Estadual n.º 18.012, de 1º de abril 2022, com as empresas ENEL e Expresso Guanabara e também contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Croatá e Associação Arte em Pauta.


 (Fonte: Correio Ibiapaba)

Fotos

Outras Notícias

Hemoce estará em Viçosa do Ceará na sexta-feira (23)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), que faz parte da rede de unidades de saúde da Secretaria da ...

Equipe do Hemoce faz coleta de sangue em São Benedito nesta terça-feira

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), que faz parte da rede de unidades de saúde da Secretaria da ...

Alok, Olodum, Simone Mendes, Dragões de Piripiri, trio elétrico: seis cidades da Ibiapaba têm programação de carnaval

Com carnaval para as crianças, carnaval dos idosos, marchinhas, paredões, trio elétrico e atrações em nível nacional,...

Parque Nacional de Ubajara é retirado do programa de privatização

O presidente Lula, decidiu retirar 19 unidades de conservação (UCs) do Programa Nacional de Desestatização (PND). Ent...