Pesquisador do Ceará desenvolve sistema que diagnostica Covid-19 em pacientes através no raio-x

 Pesquisador do Ceará desenvolve sistema que diagnostica Covid-19 em pacientes através no raio-x

Imagem: The Royal College of Radiologists/ BBC

A plataforma precisa da validação de um especialista da área da saúde para ser produzida em larga escala.

Um pesquisador da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) desenvolveu um sistema de inteligência artificial, usando o raio-x, capaz de ajudar no diagnóstico de pacientes com suspeita da Covid-19.

Ainda em fase de testes, a ferramenta foi criada tomando como base a análise de 150 exames de raio-x realizados em pacientes saudáveis, com pneumonia ou Covid-19, o que permitiu identificar pessoas com ou sem coronavírus.

O pesquisador de Inteligência Artificial da Sesa, Francisco Nauber Gois, explica a proposta da nova ferramenta.

“A proposta do projeto é criar uma ferramenta de auxílio a diagnóstico de Covid-19 usando o raio-x . A ideia é com essa plataforma de auxílio a diagnóstico que se identifique pacientes com risco de Covid-19 com raio-x que é uma ferramenta bastante acessível na maioria dos hospitais do Estado. E se consiga fazer uma triagem destes pacientes ou auxiliar os profissionais de saúde. Eu posso trazer os pacientes de maior risco para serem avaliados pelo profissional da saúde”, afirmou.

Ainda segundo a Sesa, a plataforma precisa da validação de um especialista da área da saúde para ser produzida em larga escala. A inovação pretende ainda desenvolver um aplicativo, onde as imagens de raio-x vão ser analisadas em tempo real por inteligência artificial. Assim, os médicos vão poder processar e analisar exames de forma rápida.

Casos de Covid no Estado

O Ceará contabiliza 143.663 casos confirmados da Covid-19, com 7.090 mortes pela doença. Os dados foram atualizados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), às 9h04 desta quarta-feira (16), na plataforma IntegraSUS. O número de pacientes recuperadas da enfermidade é de 117.563.

O número de casos em investigação, à espera do resultados dos exames, é de 73.414. Os óbitos suspeitos são 582. Desde o início da pandemia foram realizados 369.169 testes para identificar o vírus no organismo.

A capital, Fortaleza, permanece como município que concentra o maior número de casos confirmados do vírus no Estado. São 38.828 casos e 3.554 mortes. Em entrevista ao Bom dia Ceará, o governador Camilo Santana afirmou que as aulas presenciais, bares e academias estarão fora da fase 4 da reabertura econômica. Fortaleza será a primeira cidade do estado a chegar a 4ª fase.

Na Região Norte, Sobral concentra os maiores índices de contaminação, com 8.747 infectados e 264 óbitos pelo novo coronavírus. A cidade é a segunda do Ceará com maior número de casos confirmados. Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, possui 4.442 casos confirmados e 166 mortes pela doença.

As duas cidades da Região Metropolitana de Fortaleza que concentram o maior número de diagnósticos positivos são Caucaia e Maracanaú, com 4.665 e 4.569 casos, respectivamente. Caucaia é o segundo município no número de mortes, com 304 confirmações. Maracanaú já registrou 215 óbitos.

Fonte: G1 Ceará

Padrão do site