Representante da Ibiapaba, deputado Alysson Aguiar afirmou que população defende permanência em território cearense. Foto: ALCE
Deputados defendem municípios em território cearense
O litígio entre Ceará e Piauí sobre terras situadas na Serra da Ibiapaba voltou a ser tema de discursos na tribuna da Assembleia Legislativa, nessa quarta-feira (12). Os parlamentares participaram de audiência pública da Defensoria da União e do Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais, onde novos estudos foram apresentados para dar mais base aos interesses dos cearenses.
De acordo com o deputado Queiroz Filho (PDT), o parecer do Exército Brasileiro, que deve ser emitido nos próximos dias, dará um norte para a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Para o pedetista, a Suprema Corte tende a apresentar um veredito favorável ao Ceará.
“Todo dia a gente vê algumas informações, dizendo que encontraram documento x, y… A gente tem que respeitar a decisão judicial, mas é importante que a gente não produza esse pânico. Aquela terra sempre pertenceu ao Estado do Ceará”, defendeu.
Representante da região, o deputado Alysson Aguiar (PCdoB) informou que também participou da reunião sobre o litígio e destacou que o grupo de trabalho vem nos dando segurança aos cearenses nesse processo. Ainda de acordo com ele, toda sociedade civil vem se posicionando em defesa da permanência da região no território cearense. Para ele, as pessoas precisam ser ouvidas durante essa discussão.
Missias Dias (PT) destacou a colaboração dos prefeitos da região da Ibiapaba no processo. “Existe a questão do reconhecimento e sentimento de pertencimento. Ninguém quer ser do Piauí. Não é nada contra o Estado do Piauí, é sobre o sentimento do povo”, defendeu. Ele também defendeu uma maior participação dos prefeitos da região nessa discussão.
FPM
Marcos Sobreira (PDT) lembrou que o litígio em questão já está próximo da sua conclusão, porém o Ceará já estaria envolvido em outro, dessa vez com Pernambuco. “Por um erro de recenseamento do IBGE, perdemos uma grande faixa de Salitre e Araripe, tirando recursos e prejudicando quase 700 habitantes de Salitre”. Segundo disse, houve queda de R$ 250 mil por mês do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no Município de Salitre.
Já o deputado Sérgio Aguiar (PDT) salientou que esta é uma importante luta por justiça. “Estamos falando de identificação cultural e histórica de um povo. Estamos torcendo e acreditando nessa vitória do Ceará. A Ibiapaba é Ceará”, pontuou.
(Fonte: Blog do Edison Silva)