Noite de abertura da agenda de 2024 contou com apresentação musical de Almir Sater, várias premiações e as presenças de grandes nomes do agro. Program

Abertura do PEC Nordeste é marcada por premiação, show de Almir Sater e anúncio de fortalecimento para o agro

O Seminário Nordestino do Agro – PEC Nordeste chega à 27ª edição e teve lançamento oficial na noite desta quinta-feira (6), no Centro de Eventos do Ceará. O evento segue com extensa programação até amanhã (8), incluindo formação técnico-científica de capacitação. Amilcar Silveira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), uma das idealizadoras da agenda, afirma que esta edição é a maior da história do PEC Nordeste.

 

Segundo o presidente, a expectativa é de que 60 mil pessoas visitem o evento nesta edição. Em seu discurso, ressaltou a importância de não dividir o agronegócio em pequenos, médios e grandes produtores rurais. “Já juntamos o médio, o grande produtor, agora precisamos juntar o pequeno. Ele é quem mais merece o nosso trabalho. Política partidária não nos interessa. Invasão de terra já não cabe mais. Precisamos trabalhar porque temos um objetivo em comum: desenvolver o Ceará e poder ter a certeza que a partir de hoje, nós vamos fazer. O sucesso do PEC Nordeste se deve a união dos homens de bem deste Estado”, ressalta Silveira.

 

Dentro da programação da solenidade de abertura houve a entrega da Medalha do Mérito Rural Prisco Bezerra, maior comenda da FAEC. Na categoria Política e/ou Administração Pública, o agraciado foi Luis Eduardo Girão; na categoria Produção Rural e/ou liderança Classista, quem recebeu a honraria foi Moacir Gomes de Sousa; e, por fim, na Categoria Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológica ou de Ensino, o homenageado foi João Nicédio Alves Nogueira.

 

Além da Medalha do Mérito Rural Prisco Bezerra, foi realizada também a premiação Destaque Agro e a entrega do Troféu de Indicação Geográfica Cachaça de Viçosa do Ceará que homenageou grandes personalidades cearenses. Um show com o cantor Almir Sater também animou os presentes no primeiro dia de evento.

 

Promovido pela Faec, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará – SENAR/CE, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – SEBRAE/CE e pelos Sindicatos Rurais, a agenda abraça os seguintes segmentos do Agro: Apicultura, Aquicultura e Pesca, Avicultura Caipira e Industrial, Bovinocultura de Corte e de Leite, Carcinicultura, Caprinovinocultura, Equinocultura Suinocultura, Fruticultura, Cajucultura, Floricultura e Paisagismo e Agroindústria, além do segmento PET, por meio da realização de palestras, mesas redondas e oficinas.

 

O seminário busca a capacitação de produtores rurais, estudantes, profissionais e micro e pequenas empresários do setor, sempre abordando temáticas relevantes para o agronegócio nordestino e trazendo o debate de temas que impactam no dia a dia do produtor rural e na sua atividade.

 

Ainda dentro da programação técnica, está a V Mostra de Trabalhos Científicos, com a exposição de pôsteres de trabalhos nos segmentos que compõem a programação, incentivando a pesquisa e a apresentação de novas tecnologias no agronegócio.

Além do seminário, o evento conta com a realização da Feira do Agro Norte e Nordeste que ocorre nos dois pavilhões do Centro de Eventos, com uma área total de 27 mil metros quadrados, o dobro da área da última edição, tendo a participação de empresas e instituições ligadas ao agronegócio.

 

(Fonte: O Otimista)

Outras Notícias

Programa Moto Segura permite cadastro de condutores autorizados por proprietários; veja regras

O programa Moto Segura CE, voltado à prevenção de furtos e roubos de motocicletas, passou por uma atualização e agora...

Novo voo com brasileiros deportados dos EUA chega no sábado a Fortaleza

Mais um grupo de brasileiros deportados dos Estados Unidos deve chegar a Fortaleza no sábado (7). O número de pessoas...

Servidores estaduais e da prefeitura de Fortaleza vão receber a 1ª parcela do 13º salário em julho

Servidores estaduais e da Prefeitura de Fortaleza vão receber o pagamento da primeira parcela do 13º salário no dia 1...

Homem morre ao ser atacado por abelhas no interior do Ceará

Um homem de 40 anos morreu após ser atacado por abelhas em uma área de mata às margens da BR-222, em Sobral, no inter...