Feriadão de Corpus Christi será chuvoso? Veja previsão para o Ceará

Fortaleza teve mais uma manhã chuvosa nesta quarta-feira. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) choveu 35 milímetros no posto da Defesa Civil. Outros 29 milímetros no posto do Castelão. Confira ao fim desta reportagem a previsão do tempo para o feriadão de Corpus Christi.

 

O Ceará apresentou chuvas em cerca de 73 municípios entre as 7h de terça-feira (28) e as 7h desta quarta-feira (29). Os maiores acumulados se deram nos litorais de Fortaleza e do Paracuru, principalmente na madrugada de hoje. Maior precipitação registrada no estado ocorreu em Paracuru com 82 milímetros.

 

As chuvas do mês de maio encontram-se abaixo da média.

 

Por conta das precipitações, alguns bairros da capital registraram alagamentos. No Bairro José Walter, o morador Renato Menezes afirmou que ficou complicado sair de casa.

 

"Chuva forte e fez com que a rua parecesse um rio", afirmou. Houve alagamentos também na Avenida Oscar Araripe próximo com a Rua Vicente Pinheiro.

 

Brisa marítima e terrestre

 

Além das áreas de instabilidade, segundo a Funceme, as chuvas podem ocorrer devido aos efeitos da brisa marítima e terrestre, bem como à convecção local, que resulta da combinação de temperatura, umidade, vento e relevo.

 

A Funceme reforça que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico indutor de chuvas durante a quadra chuvosa no estado, está localizada perto do continente. Sendo assim, as chuvas estão previstas.

 

A ZCIT é uma banda de nuvens que circula a faixa equatorial da Terra, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do Hemisfério Norte com os ventos alísios do Hemisfério Sul.

 

Os maiores acumulados de chuva devem ocorrer sobre a região litorânea do estado, onde a intensidade das chuvas deve variar de fraca a forte e podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.

 

Calor no interior e frio na serra

 

Em relação à temperatura, são esperadas máximas de até 34 °C em alguns municípios do sul do estado, especialmente o sul da Jaguaribana e região do Cariri. Nas demais regiões, é esperado temperaturas máximas variando entre 30 a 32 °C.

 

Já em relação às temperaturas mínimas, é previsto valores em torno de 19 °C em regiões de serra. Na Região Metropolitana de Fortaleza, temperaturas máximas de até 31 °C e mínimas em torno de 24 °C.

 

Previsão para os próximos dias:

Quarta-feira (29):

 

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva na faixa litorânea, norte da Jaguaribana, Ibiapaba, Maciço de Baturité e porção norte do Sertão Central e Inhamuns. No centro-sul do estado, é esperado céu variando de poucas nuvens a parcialmente nublado com chuvas isoladas e passageiras.

 

Quinta-feira (30):

 

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva na faixa litorânea, norte da Jaguaribana, Ibiapaba, Maciço de Baturité e porção norte do Sertão Central e Inhamuns. No centro-sul do estado, é esperado céu variando de poucas nuvens a parcialmente nublado com chuvas isoladas e passageiras.

 

Sexta-feira (31):

 

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva na faixa litorânea, norte da Jaguaribana, Ibiapaba, Maciço de Baturité e porção norte do Sertão Central e Inhamuns. No centro-sul do estado, é esperado céu variando de poucas nuvens a parcialmente nublado com alta possibilidade de chuvas isoladas e passageiras.

 

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Temperatura cai no Ceará e tem mínima de 14°C graus em regiões serranas

O estado do Ceará deve continuar sob predominância de tempo estável nesta quarta-feira (16), conforme a previsão da F...

Quase 1,8 tonelada de drogas foi apreendida nas rodovias federais do CE em 2024; número supera total de 2023

Quase 1,8 tonelada de drogas foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em todo o estado do Ceará nos prime...

Elmano define novo desembargador para o Tribunal de Justiça do Ceará; conheça

O governador Elmano de Freitas escolheu o procurador Francisco Lucídio de Queiroz Júnior para assumir o cargo de dese...

Alta aprovação no ITA leva estudantes de todo o País a escolas do Cear

FORTALEZA, CE (FOLHAPRESS) - O Ceará tornou-se um celeiro para gênios das exatas de todo o país. No estado que histor...