Alfabetização cresceu no Ceará, mas estado ainda é o quinto com mais analfabetos — Foto: Eduardo Paiva / TV Globo

Ceará tem 14% da população analfabeta; confira o índice da sua cidade

No Brasil, 11,4 milhões de pessoas com 15 anos ou mais não sabem ler e escrever uma carta simples – o equivalente a 7% da população nessa faixa etária. No Ceará, porém, esta porcentagem é o dobro: 14,1% dos cearenses com 15 anos ou mais, cerca de 987 mil pessoas, não sabem ler nem escrever, a quinta maior taxa de analfabetismo do país.

As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base nos dados colhidos no Censo Demográfico 2022.

Em 2022, conforme os números do instituto, 85,9% dos cearenses com 15 anos ou mais sabiam ler e escrever. Os resultados do censo mostram que, nos últimos 30 anos, o Ceará vem registrando um aumento progressivo das taxas de alfabetização em todas as faixas etárias.

Em 1991, 62% da população cearense sabia ler. Em 2000, 73,5% sabia ler. Em 2010, a taxa de alfabetização foi de 81,2% da população.

Apesar da melhoria no quadro, a taxa de analfabetismo do Ceará só é menor que os seguintes estados:

Alagoas: 17,7%

Piauí: 17,2%

Paraíba: 16,0%

Maranhão: 15%

Ceará: 14,1%

O censo mostra que há uma discrepância nas taxas de alfabetização conforme a faixa etária. Entre os cearenses de 15 a 19 anos, a taxa de analfabetismo é de 1,9%. Já entre os cearenses de 65 anos ou mais, a taxa de analfabetismo é 39,7%.

A situação é semelhante quando se faz o recorte por cor ou raça. No Ceará, a taxa de analfabetismo de amarelos com 15 anos ou mais é 7%. Entre brancos, a taxa é de 11,2%. Já entre pretos e pardos nessa mesma faixa etária, a taxa é de 20,8%, 14,6% e 17,0%, respectivamente, ou seja, acima da média geral do estado, de 14,1%.

A pesquisa mostra que s mulheres tendem a apresentar melhores índices de alfabetização que homens. Em 2022, o percentual de mulheres no Ceará que sabiam ler e escrever era 88%, enquanto o de homens era 83,5%. Conforme o IBGE, essa vantagem das mulheres se repete em todas as faixas etárias analisados.

De acordo com o IBGE, os municípios cearenses com as menores taxas de analfabetismo são todos da Região Metropolitana de Fortaleza:

Fortaleza (5,6%)

Eusébio (5,9%)

Maracanaú (7,2%)

Caucaia (8,4%)

Pacatuba (8,6%)

Já os municípios cearenses com as maiores taxas de analfabetismo são todos do interior do Cará:

Quixelô: 29,1%

Granja: 29,0%

Aiuaba: 28,3%

Salitre: 28,2%

Barroquinha: 27,8%

Onde estão os piores índices de analfabetismo?

Os resultados do IBGE mostram que o Nordeste continua como a região com o maior taxa de analfabetismo do país: 14,2% dos habitantes dos nove estados da região ainda não sabem ler nem escrever.

Como o Censo funciona?

O que é o Censo? É uma pesquisa realizada pelo IBGE para coletar dados sobre a população brasileira. Ela permite traçar um perfil socioeconômico do país.

Por que ele é importante? O Censo identifica informações essenciais para a criação de políticas públicas. A partir delas, é possível direcionar os recursos financeiros da União para estados e municípios, como nas áreas de saúde, educação, habitação, transportes e energia.

Como os dados foram coletados? Foram três formas de participação: entrevista presencial (98,9% dos casos), por telefone (entrevistas feitas por recenseadores) ou preenchimento de formulário on-line.

O Censo entrevista os brasileiros na residência habitual, seja um lar particular, coletivo (asilos) ou improvisado (nas ruas, por exemplo).

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Enem estende até dia 21 inscrições para estudantes gaúchos

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou neste sábado (15), em suas redes sociais, que o sistema de inscriçõe...

Governo anuncia R$ 5,5 bi para obras e novos campi universitários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta segunda-feira (10), R$ 5,5 bilhões em recursos do Ministério d...

Prazo para justificar ausência no Encceja termina nesta sexta-feira

O prazo para justificar a ausência no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ...

Fundef: governo do CE divulga nova data de pagamento da 3ª parcela do precatório; confira

Cinco dias após adiar o pagamento por "questões técnicas", o governo do Ceará anunciou nessa terça-feira (2) que a 3ª...