Governador do Ceará, Elmano de Freitas, entrega Medalha da Abolição a personalidades cearenses. — Foto: Reprodução/Elmano de Freitas

Governo do Ceará homenageia personalidades com a Medalha da Abolição 2024; conheça os agraciados

A Medalha da Abolição homenageou cinco personalidades do Ceará e uma comunidade franciscana, nesta sexta-feira (3). A condecoração é a mais alta honraria do Ceará. Os homenageados da edição de 2024 são: o ex-governador e ministro da Educação, Camilo Santana; o produtor e diretor de cinema, Luiz Carlos Barreto; o escritor e jornalista, Lira Neto; o bispo emérito de Limoeiro do Norte, Dom Edmilson Cruz; a empresária Ana Lúcia Bastos Mota; e a Congregação Franciscana de Canindé.

 

O governador Elmano de Freitas destacou a homenagem prestada através da Medalha da Abolição. “A outorga é um reconhecimento às relevantes contribuições prestadas ao nosso estado em diversas áreas, política, econômica, social, cultural e religiosa, e será concedida a cinco personalidades e uma instituição neste ano”, pontuou.

 

A comenda, que homenageia personalidades de destaque que contribuem para o desenvolvimento social do Ceará, recebe esse nome em alusão à nossa Data Magna, 25 de março de 1884.

 

A data marca quando o jangadeiro Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, – reconhecido como Dragão do Mar – mobilizou colegas a se revoltarem contra o transporte de escravizados para o sul do Brasil. A ação tornou o Ceará a primeira província brasileira a abolir o tráfico escravista no Brasil.

 

Confira quem são os homenageados com a Medalha da Abolição em 2024:

 

- Camilo Santana: atual ministro da Educação e ex-governador do Ceará. Camilo também é engenheiro agrônomo e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

- Luiz Carlos Barreto: jornalista, fotógrafo, produtor e diretor de cinema. Ele tem uma bagagem de mais de 150 filmes, todos marcados por uma forte identidade cultural e social.

 

- Lira Neto: escritor e jornalista, é também mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará.

 

- Dom Edmilson Cruz: bispo emérito, deu início a sua trajetória religiosa quando foi ordenado sacerdote em 1948, em Sobral. Como Bispo, foi Auxiliar de São Luís do Maranhão e em Fortaleza.

 

- Ana Lúcia Bastos Mota: empresária e geógrafa por formação. Ana Lúcia é presidente da Cerbrás, uma das principais indústrias de porcelanato e cerâmica do país.

 

- Congregação Franciscana de Canindé: comunidade franciscana que se dedica ao trabalho social, dando acolhimento a romeiros e fiéis, de todos os lugares, que tem como destino o centro de fé e devoção a São Francisco das Chagas, presente na cidade.

 

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Temporada de ventos fortes deve ter vendavais em 152 cidades do Ceará, alerta Inmet

A chegada do segundo semestre é a temporada de ventos fortes em todo o Ceará, especialmente nas cidades litorâneas. N...

Temporada de ventos fortes deve ter vendavais em 152 cidades do Ceará, alerta Inmet

A chegada do segundo semestre é a temporada de ventos fortes em todo o Ceará, especialmente nas cidades litorâneas. N...

ICC abre seleção para Jovem Aprendiz no Ceará; veja como se inscrever

O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) está com vagas abertas no programa de Jovem Aprendiz. As inscrições são gratuita...

66 pessoas morreram no trânsito de Fortaleza no 1º semestre deste ano

No primeiro semestre deste ano, 66 pessoas morreram no trânsito de Fortaleza, segundo dados da Autarquia Municipal de...