Oficina reuniu pais, mães e professores para discutir formas de auxiliar crianças com Transtorno do Espectro Autista a gerenciarem suas emoções
Guaraciaba do Norte realiza Workshop de Pais na Educação Especial para crianças com TEA
Com o tema ‘Regulação Emocional da Criança com TEA: é preciso conhecer para ajudar’, aconteceu nessa terça-feira, 9, em Guaraciaba do Norte, o 1º Workshop de Pais na Educação Especial. O evento foi promovido pela Secretaria de Educação e Cultura e ocorreu no Auditório do Centro de Pastoral, no Centro da cidade.
O objetivo da oficina foi de aprendizado e trocas de experiências entre pais, mães e professores sobre a forma de como auxiliar as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a desenvolverem suas habilidades emocionais.
A abertura do encontro teve um momento de acolhimento, reflexão, oração e de música, com a canção ‘Oração pela família’. Em seguida, a psicopedagoga Tatiane Magalhães saudou os presentes e apresentou a equipe do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que atende crianças e adolescentes com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades no município. A equipe do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAESP), que oferece atendimento aos estudantes da sede, também foi apresentada.
A psicóloga Mônica ministrou palestra principal e explanou sob o tema ‘Valorize as Capacidades & Respeite os limites’, em que falou sobre a desregulação emocional, incapacidade e intensidade de gerenciar as emoções. A profissional também explicou determinados comportamentos das crianças como euforia, birras, choro excessivo, ansiedade e tristeza.
O segundo momento da palestra foi dedicado a parte prática com dicas, ilustrações de como lidar com o TEA. Ela ilustrou em slides as técnicas de como lidar no dia a dia com brincadeiras, o uso da linguagem concreta e não-figurada e a orientação para os pais observarem as necessidades de comunicação dos filhos.
A Secretária de Educação e Cultura de Guaraciaba do Norte, Evani Gomes, também presente no evento, destacou a importância do encontro e da integração entre pais e escola. “A participação ativa dos pais no processo educacional das crianças com TEA é importante para o desenvolvimento das habilidades emocionais e sociais”.