DIA 22 DE MARÇO, SEXTA-FEIRA, É O DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Senado comemora Dia Mundial da Água com sessão especial na próxima quinta-feira
O DiaMundial da Água foi criado pelas Nações Unidas em 1992 para colocar emdiscussão questões fundamentais relacionadas com a conservação e ocompartilhamento dos recursos hídricos. Estudos apontam que 12% de toda a águadoce do planeta estão em território brasileiro, distribuídos por nossos rios, aquíferose lençóis freáticos. De um lado, isso aumenta a nossa responsabilidade emassegurar o consumo consciente da água e a preservação dos mananciais, mas nãonos livra de sofrer com a falta do mais importante recurso natural do planeta.
Problemas deescassez de água vêm sendo registrados em todas as regiões do Brasil,principalmente no Nordeste e no Sudeste do país. Um estudo divulgado em 2021pelo projeto Mapbiomas, que faz o mapeamento anual da cobertura e do uso daterra no Brasil, bem como das mudanças em nosso território, revelou umatendência de perda de superfície de água em todas as regiões hidrográficas e emtodos os biomas do país.
Do iníciodos anos 90 até hoje, a redução média é de 15,7%, mas no caso específico da baciado rio São Francisco, a perda já chega a 50%. Washington Rocha, coordenador doMapbiomas Caatinga, alerta para o impacto da redução no espelho d'água da baciado Velho Chico na vida das comunidades ribeirinhas.
(Fonte: Agência Brasil)