Ceará deve ganhar 55 escolas em tempo integral e 78 creches com investimento do Novo PAC Seleções. — Foto: José Leomar/ SVM

Ceará deve ganhar 55 escolas em tempo integral e 78 creches com investimento do Novo PAC Seleções

O Ceará vai ganhar 55 novas escolas em tempo integral e 78 novas creches, com investimento recebido do Novo PAC Seleções. A informação foi repassada pelo ministro Camilo Santana em live com o governador do estado, Elmano de Freitas, nesta quinta-feira (7).

 

O investimento também vai reforçar a oferta do serviço de transporte escolar nos municípios cearenses. Ao todo, o repasse é de aproximadamente R$ 780 milhões na educação estadual.

 

Programa oferta 6 mil bolsas para jovens atletas e paratletas do Ceará; confira

Lula assina decreto para primeiro campus do ITA no Nordeste: 'Trouxemos o ITA em gratidão ao Ceará'

 

“Vamos ter a oportunidade de ampliar as vagas de creches nos municípios, que também é importante para o governo do estado”, disse o ministro da Educação.

 

O governador Elmano de Freitas também comentou sobre a construção das novas escolas de tempo integral. “Vai nos ajudar muito. Só no estado são mais de R$ 150 milhões para a construção dessas escolas”, disse.

 

O resultado de 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções foram divulgados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira. Os eixos compreendem Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva. Dentre todos os investimentos nessas áreas, o Ceará vai receber 246 obras e equipamentos em Educação.

 

Novas escolas de tempo integral

 

O Ceará oficializou, nesta quinta-feira, as 29 novas escolas estaduais que passaram a ofertar tempo integral em 2024. Agora, o Ceará conta com 512 unidades com jornada prolongada, beneficiando 177 mil estudantes. Isso representa 75% da rede.

 

Estão incluídas nesta nova expansão uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), duas Escolas de Ensino Médio e Profissional do Campo (EEMPC) e 26 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI).

 

O governador Elmano de Freitas destacou a importância do papel de todos aqueles que fazem a Secretaria da Educação (Seduc) para conseguir todos os resultados positivos vistos no Ceará.

 

“Nós estamos em um evento que é algo central dentro do projeto político que acreditamos: a escola em tempo integral. Temos que pensar em uma escola que entenda a nossa juventude por inteiro. O nosso desejo é que as nossas escolas sejam um ambiente de respeito, algo libertador, mas que prepare para a vida. Isso aqui está acontecendo hoje graças ao trabalho de toda a equipe da Seduc”, disse.

 

As novas escolas em tempo integral estão distribuídas entre 21 municípios: Fortaleza (7), Aracoiaba, Barroquinha, Camocim, Canindé (2), Caririaçu, Farias Brito,, Frecheirinha, Ipu, Itatira, Jaguaruana, Jaguaribara, Meruoca, Mucambo, Pacajus, Quixelô, Quixeramobim, Senador Sá, Tamboril, Tauá (2) e Tejuçuoca.

 

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Prazo para justificar ausência no Encceja termina nesta sexta-feira

O prazo para justificar a ausência no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ...

Fundef: governo do CE divulga nova data de pagamento da 3ª parcela do precatório; confira

Cinco dias após adiar o pagamento por "questões técnicas", o governo do Ceará anunciou nessa terça-feira (2) que a 3ª...

Juventude Digital: inscrições para curso de programação exclusivo para mulheres terminam nesta segunda

As inscrições do Juventude Digital para curso de programação exclusivo para mulheres terminam nesta segunda-feira (1º...

Pé-de-Meia vai beneficiar mais de 185 mil estudantes no Ceará; veja como se inscrever

O programa Pé-de-Meia foi lançado na quinta-feira (14) no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Adesão do Ceará à...