Ceará deve ganhar 55 escolas em tempo integral e 78 creches com investimento do Novo PAC Seleções. — Foto: José Leomar/ SVM

Ceará deve ganhar 55 escolas em tempo integral e 78 creches com investimento do Novo PAC Seleções

O Ceará vai ganhar 55 novas escolas em tempo integral e 78 novas creches, com investimento recebido do Novo PAC Seleções. A informação foi repassada pelo ministro Camilo Santana em live com o governador do estado, Elmano de Freitas, nesta quinta-feira (7).

 

O investimento também vai reforçar a oferta do serviço de transporte escolar nos municípios cearenses. Ao todo, o repasse é de aproximadamente R$ 780 milhões na educação estadual.

 

Programa oferta 6 mil bolsas para jovens atletas e paratletas do Ceará; confira

Lula assina decreto para primeiro campus do ITA no Nordeste: 'Trouxemos o ITA em gratidão ao Ceará'

 

“Vamos ter a oportunidade de ampliar as vagas de creches nos municípios, que também é importante para o governo do estado”, disse o ministro da Educação.

 

O governador Elmano de Freitas também comentou sobre a construção das novas escolas de tempo integral. “Vai nos ajudar muito. Só no estado são mais de R$ 150 milhões para a construção dessas escolas”, disse.

 

O resultado de 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções foram divulgados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira. Os eixos compreendem Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva. Dentre todos os investimentos nessas áreas, o Ceará vai receber 246 obras e equipamentos em Educação.

 

Novas escolas de tempo integral

 

O Ceará oficializou, nesta quinta-feira, as 29 novas escolas estaduais que passaram a ofertar tempo integral em 2024. Agora, o Ceará conta com 512 unidades com jornada prolongada, beneficiando 177 mil estudantes. Isso representa 75% da rede.

 

Estão incluídas nesta nova expansão uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), duas Escolas de Ensino Médio e Profissional do Campo (EEMPC) e 26 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI).

 

O governador Elmano de Freitas destacou a importância do papel de todos aqueles que fazem a Secretaria da Educação (Seduc) para conseguir todos os resultados positivos vistos no Ceará.

 

“Nós estamos em um evento que é algo central dentro do projeto político que acreditamos: a escola em tempo integral. Temos que pensar em uma escola que entenda a nossa juventude por inteiro. O nosso desejo é que as nossas escolas sejam um ambiente de respeito, algo libertador, mas que prepare para a vida. Isso aqui está acontecendo hoje graças ao trabalho de toda a equipe da Seduc”, disse.

 

As novas escolas em tempo integral estão distribuídas entre 21 municípios: Fortaleza (7), Aracoiaba, Barroquinha, Camocim, Canindé (2), Caririaçu, Farias Brito,, Frecheirinha, Ipu, Itatira, Jaguaruana, Jaguaribara, Meruoca, Mucambo, Pacajus, Quixelô, Quixeramobim, Senador Sá, Tamboril, Tauá (2) e Tejuçuoca.

 

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Governo regulamenta lei que restringe uso de celular na escola

As regras sobre a restrição do uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais por estudantes nos estabelecimentos pú...

TCU decide liberar pagamentos do programa Pé-de-Meia

O plenário do Tribunal de Contas de União (TCU) decidiu liberar os pagamentos do programa Pé-de-Meia que estavam bloq...

Casas de Cultura da UFC abrem mais de mil vagas para cursos de idiomas; veja como se inscrever

As Casas de Cultura Estrangeira, da Universidade Federal do Ceará (UFC), abrem neste sábado (15) as inscrições para a...

Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas abre inscrições

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) abre as inscrições para sua edição de 2025 nesta qu...