Fortaleza registrou vários pontos de alagamento durante a chuva deste sábado

Ceará deve receber mais chuvas fortes durante o carnaval, prevê Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para todos os municípios do estado do Ceará. A advertência, válida até às 10h de domingo (11), destaca a possibilidade de precipitações de até 100 milímetros.

 

Para toda a região em alerta potencial, as previsões indicam chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm/dia, além de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h. Nesse cenário, o Inmet aponta um baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

 

Contudo, quatro municípios cearenses estão sob o mapa de alerta de perigo de chuvas intensas: Aiuaba, Campos Sales, Parambu e Salitre. Nessas localidades, as precipitações podem atingir entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos com velocidade entre 60 e 100 km/h.

 

Neste sábado, a primeira forte chuva do ano em Fortaleza deixou estragos: ruas e avenidas alagadas, queda de energia e semáforos apagados. A festa de carnaval infantil prevista para este sábado (10) no Passeio Público foi cancelada devido à forte chuva.

 

Além da capital, houve precipitação em todas as regiões do estado. A previsão é de mais chuvas no litoral e interior até segunda-feira (12).

 

"Várias ruas alagadas na cidade, a Mister Hull está debaixo d'água", afirmou Saulo Viana, motorista de aplicativo. Ele afirma que, apesar de poucos carros na cidade devido ao feriado do carnaval, o trânsito está bastante lento devido aos pontos de alagamento.

 

"As ruas todas cobertas. Se tiver buraco, ninguém vê. Tá perigoso", afirmou o motorista Augusto Sousa, que enviou imagens de pontos de alagamento na capital cearense.

 

No Centro de Fortaleza, uma lojista sofreu prejuízo com o desabamento de parte do teto do estabelecimento.

 

O terminal de ônibus da Praça Coração de Jesus também ficou alagado e os passageiros tiveram que subir nos bancos para tentar escapar da água que cobriu as calçadas.

 

Durante a chuva também houve uma queda de árvores. Uma delas aconteceu na Rua Lívio Barreto. Já a outra árvore caiu em cima de um carro na Avenida Desembargador Moreira. As duas ocorrências foram no Bairro Dionísio Torres.

 

Por conta das quedas das árvores, os dois trechos ficaram bloqueados, impossibilitando o tráfego de veículos nas regiões. Os pedestres conseguem passar apenas por uma calçada.

 

Queda de energia e semáforos apagados

 

Também há relatos de queda de energia em vários pontos da capital cearense e cidades do interior. Em Fortaleza, a oscilação de energia foi frequente nos bairros Aldeota e Dionísio Torres.

 

Como consequência das quedas de energia, há semáforos apagados em algumas vias da cidade.

 

Em nota, A Enel afirma que as fortes chuvas "causaram diversos danos na rede elétrica em diferentes pontos". Foram afetadas principalmente Fortaleza e cidades da região metropolitana.

 

"Equipes da Enel estão nas ruas trabalhando intensamente com contingente extra para normalizar o fornecimento de energia o mais breve possível aos clientes", afirma a empresa.

 

(Fonte: G1 Ceará) 

Outras Notícias

SSPDS-CE sedia encontro de secretários da Segurança Pública do Nordeste para discutir estratégias integradas

Com o intuito de fortalecer o diálogo e elaborar estratégias integradas de segurança, com foco no combate aos crimes ...

Concurso tem 540 vagas e salários de até R$ 5 mil em Nova Russas

A Prefeitura de Nova Russas lançou, nesta segunda-feira (26), edital do concurso público com 540 vagas para novos ser...

Concurso tem 123 vagas e salários de até R$ 7,9 mil na cidade de Barro

A Prefeitura de Barro lançou concurso público com 123 vagas para vários cargos. As vagas são para os níveis fundament...

Escola de Saúde Pública abre vagas para curso de especialização em vigilância sanitária, no Ceará; confira

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), da Secretaria da Saúde do Ceará, está co...