Fortaleza registrou vários pontos de alagamento durante a chuva deste sábado

Ceará deve receber mais chuvas fortes durante o carnaval, prevê Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para todos os municípios do estado do Ceará. A advertência, válida até às 10h de domingo (11), destaca a possibilidade de precipitações de até 100 milímetros.

 

Para toda a região em alerta potencial, as previsões indicam chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm/dia, além de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h. Nesse cenário, o Inmet aponta um baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

 

Contudo, quatro municípios cearenses estão sob o mapa de alerta de perigo de chuvas intensas: Aiuaba, Campos Sales, Parambu e Salitre. Nessas localidades, as precipitações podem atingir entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos com velocidade entre 60 e 100 km/h.

 

Neste sábado, a primeira forte chuva do ano em Fortaleza deixou estragos: ruas e avenidas alagadas, queda de energia e semáforos apagados. A festa de carnaval infantil prevista para este sábado (10) no Passeio Público foi cancelada devido à forte chuva.

 

Além da capital, houve precipitação em todas as regiões do estado. A previsão é de mais chuvas no litoral e interior até segunda-feira (12).

 

"Várias ruas alagadas na cidade, a Mister Hull está debaixo d'água", afirmou Saulo Viana, motorista de aplicativo. Ele afirma que, apesar de poucos carros na cidade devido ao feriado do carnaval, o trânsito está bastante lento devido aos pontos de alagamento.

 

"As ruas todas cobertas. Se tiver buraco, ninguém vê. Tá perigoso", afirmou o motorista Augusto Sousa, que enviou imagens de pontos de alagamento na capital cearense.

 

No Centro de Fortaleza, uma lojista sofreu prejuízo com o desabamento de parte do teto do estabelecimento.

 

O terminal de ônibus da Praça Coração de Jesus também ficou alagado e os passageiros tiveram que subir nos bancos para tentar escapar da água que cobriu as calçadas.

 

Durante a chuva também houve uma queda de árvores. Uma delas aconteceu na Rua Lívio Barreto. Já a outra árvore caiu em cima de um carro na Avenida Desembargador Moreira. As duas ocorrências foram no Bairro Dionísio Torres.

 

Por conta das quedas das árvores, os dois trechos ficaram bloqueados, impossibilitando o tráfego de veículos nas regiões. Os pedestres conseguem passar apenas por uma calçada.

 

Queda de energia e semáforos apagados

 

Também há relatos de queda de energia em vários pontos da capital cearense e cidades do interior. Em Fortaleza, a oscilação de energia foi frequente nos bairros Aldeota e Dionísio Torres.

 

Como consequência das quedas de energia, há semáforos apagados em algumas vias da cidade.

 

Em nota, A Enel afirma que as fortes chuvas "causaram diversos danos na rede elétrica em diferentes pontos". Foram afetadas principalmente Fortaleza e cidades da região metropolitana.

 

"Equipes da Enel estão nas ruas trabalhando intensamente com contingente extra para normalizar o fornecimento de energia o mais breve possível aos clientes", afirma a empresa.

 

(Fonte: G1 Ceará) 

Outras Notícias

Após 12 anos, açude Orós ultrapassa 70% de capacidade

O açude Orós, segundo maior reservatório do Ceará, ultrapassou 70% de sua capacidade na última quarta-feira (24). É a...

Com açudes da Bacia Metropolitana cheios, Fortaleza deixa de receber águas do Castanhão

A transferência de águas do Açude Castanhão, maior reservatório do Ceará, situado na Bacia do Médio Jaguaribe, para o...

Povo Pitaguary de Maracanaú recebe ações do Acolher nesta sexta-feira (19)

O projeto Acolher segue levando atendimentos aos territórios indígenas. Nesta edição, os serviços de cidadania, saúde...

Passageiros pagam tarifa social nos ônibus de Fortaleza neste sábado

Os passageiros de ônibus de Fortaleza serão cobrados com a tarifa social neste sábado (13). O benefício acontece em a...