Matrículas começam nesta sexta (2)

Publicado resultado do Sisu 2024

Os inscritos no processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem conferir o resultado da chamada regular do programa. O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou a lista dos selecionados na última quarta-feira, 31 de janeiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O Sisu 2024 teve uma única etapa de inscrição para todo o ano e ofertou 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.  


Os selecionados na chamada regular devem realizar matrícula ou registro acadêmico na instituição em que foram admitidos no período de 2 a 7 de fevereiro. Cabe ao candidato observar as condições, os procedimentos e os documentos para a matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio.      


Vale lembrar que a seleção do candidato assegura apenas a expectativa de direito à vaga para a qual se inscreveu, estando sua matrícula ou seu registro acadêmico condicionados à comprovação — junto à instituição para a qual foi selecionado — do atendimento aos requisitos legais e regulamentares pertinentes (incluindo os previstos na Lei n. 12.711/2012), bem como à regulamentação em vigor, conforme previsto no Edital n. 22/2023, referente ao processo seletivo do Sisu 2024.  


Lista de espera – O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, desde quarta-feira, 31 de janeiro, até o dia 7 de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano de 2024 pelas instituições públicas de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. Os procedimentos para preenchimento das vagas serão definidos em edital próprio de cada instituição participante, de acordo com a Portaria Normativa MEC n. 21, de 2012, ressalvado o disposto no art. 2º do Decreto n. 11.781, de 14 de novembro de 2023, e no art. 3º da Portaria MEC n. 2.027, de 16 de novembro de 2023.   


Sisu – O Sistema de Seleção Unificada reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos). O Sisu foi instituído pela Portaria Normativa n. 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa n. 21, de 5 de novembro de 2012.        

 

(Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior - Sesu)


Outras Notícias

SiSU 2024: confira 7 cursos com mais inscrições

O resultado do SiSU 2024 está previsto para sair hoje, 31 de janeiro. O Sistema de Seleção Unificada (...

Inscrições para o Sisu seguem até quinta-feira

Começaram nessa segunda-feira (22) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes...

Aluno de escola pública do Ceará obtém nota máxima em matemática no Enem

O estudante cearense Guilherme Victor Araújo Sobreira, de 17 anos, traz mais um motivo de orgulho para a educação púb...

Quatro candidatos do Ceará têm nota máxima na redação do Enem

Quatro candidatos do Ceará obtiveram nota mil, a pontuação máxima, na redação do Enem em 2023. O resultado foi divulg...