O Papa Francisco durante o encontro CHARIS Serviço Internacional de Renovação Carismática Católica

Francisco: a guerra tira a humanidade, lutemos pela paz

O Papa Francisco recebeu, na tarde deste sábado (04/11), na Sala Paulo VI, no Vaticano, os participantes do encontro promovido pelo CHARIS, Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica, criado pelo Pontífice, em 2019.

O evento do CHARIS intitulado "Chamados, transformados e enviados" teve início no último dia 2, e o ponto culminante foi o encontro com o Santo Padre.

Francisco manifestou satisfação de encontrar o organismo católico, depois do início efetivo de sua atividade como "organismo de serviço internacional para todas as expressões da renovação carismática católica".

Ouvindo e acolhendo tudo o que se desenvolveu nestes anos, a nível da “corrente de graça” que é a Renovação Carismática Católica, o CHARIS é chamado a ser uma voz que acompanha e que indica a todas as comunidades um caminho a ser percorrido em comunhão. O CHARIS é, por assim dizer, uma “janela” para o vasto e variado mundo da Renovação Carismática Católica.

Encontro com Jesus vivo, com a sua Palavra e o seu Espírito

Segundo o Papa, as pessoas que trabalham no CHARIS "têm a extraordinária oportunidade de “olhar” desta janela e olhar mais longe, de ir para além da experiência local e conhecer a riqueza daquilo que o Espírito Santo suscita em todos os lugares, em contextos culturais, sociais e eclesiais muito diversos. Também graças ao discernimento e à partilha desta multiplicidade de experiências e conhecimentos, CHARIS pode desenvolver o seu serviço, ajudando os grupos individuais a sair de uma certa estreiteza de visão e dando-lhes uma amplitude carismática e eclesial mais ampla".

O Papa recordou aos membros do CHARIS que os incentivou a "estender os chamados “Seminários de Vida Nova” a todos os lugares e para todos. Trata-se de momentos de “primeiro anúncio”, muito querigmáticos, que oferecem às pessoas a possibilidade de um encontro com Jesus vivo, com a sua Palavra e o seu Espírito, com a sua Igreja vivida como ambiente acolhedor, como lugar de graça, de reconciliação e de renascimento".

Promover, não controlar o carisma

A seguir, o Papa recordou dois aspectos presentes nos Estatutos do CHARIS.

O primeiro: a importância de «promover o exercício dos carismas não só na Renovação Carismática Católica, mas também na Igreja toda». "O serviço que o CHARIS pode prestar é o de promover os carismas e incentivá-los a colocar-se a serviço de toda a Igreja. "Promover, não controlar o carisma. E para promover o carisma, devemos seguir o Mestre na promoção do carisma: o Espírito Santo. Em particular, sejam sempre valorizados os carismas que servem à evangelização, à atividade missionária, especialmente para com aqueles que ainda não conhecem Jesus Cristo", disse ainda o Papa.

O segundo é o de «incentivar o aprofundamento espiritual e a santidade nas pessoas que vivem a experiência do Batismo no Espírito Santo». "Não se deve presumir que, uma vez recebido o Batismo no Espírito, já se é plenamente cristão. O caminho para a santidade deve progredir sempre, na conversão pessoal e na doação generosa de si mesmo a Cristo e aos outros, e não somente em vista do “bem-estar espiritual", sublinhou Francisco.

Queridos amigos, agradeço-lhes pelo seu serviço. Não se esqueçam de que a sua tarefa não é julgar quem é “autêntico carismático” e quem não o é. Em vez disso, vocês são chamados a oferecer apoio e conselho aos Pastores para acompanhar todos os grupos e realidades multiformes que se referem à Renovação Carismática.

O Papa os convidou a estarem "vigilantes para não caírem na tentação dos jogos de poder e de influência, rejeitando o desejo de se destacar e comandar. A verdadeira terefa é servir. É uma boa coisa deixar espaço para as novas gerações de líderes e empenhar-se constantemente na formação de jovens, entre os quais surgirão futuros líderes".

A guerra destrói tudo. Tira a humanidade

A seguir, o Papa recordou:

Por ocasião do nosso primeiro encontro, em junho de 2019, fizemos um momento de silêncio rezando pela paz, recordando o encontro no Vaticano dos Presidentes do Estado da Palestina e do Estado de Israel. A guerra destrói também a memória dos passos dados em direção à paz. Olhemos para esta orquestra que está fazendo um grande esforço pela paz. Olhemos para esta oliveira, aqui, um sinal de paz.

“A guerra destrói tudo, tudo. Tira a humanidade. Outro dia, 2 de novembro, fui celebrar a missa no Cemitério de Guerra; ao entrar, observei nos túmulos as idades dos caídos: todos jovens, entre 20 e 30 anos. Ela destrói a juventude, não faz outra coisa a não ser destruir. Por favor, lutemos pela paz. Não deixemos que essa memória da paz seja roubada!”

O Papa concluiu, pedindo para rezar "em silêncio pela paz. Obrigado. Que Nossa Senhora os guarde na alegria do serviço".

(Fonte: Mariangela Jaguraba/Jackson Erpen - Vatican News)

Outras Notícias

Papa: para o Bom Pastor somos valiosos sempre, insubstituíveis

O Papa rezou o Regina Caeli com os fiéis reunidos na Praça São Pedro neste IV domingo da Páscoa, dedicado a Jesus Bom...

Papa: a felicidade está no encontro vivo com Jesus, não no prazer e no poder

Neste Domingo da Divina Misericórdia, o Papa rezou com os fiéis na Praça São Pedro a oração do Regina Caeli e comento...

Papa à Semana Santa de Mérida: encontrar Jesus e o próximo com amor e respeito

O Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo neste sábado (16) para a proclamação oficial da Semana Santa de Mérida,...

O Papa no Angelus: não devemos julgar os outros, mas ajudá-los

O olhar do Senhor sobre nós não é um farol ofuscante que nos ofusca e nos coloca em dificuldade, mas o brilho suave d...