Projeto que aumenta licença paternidade para 20 dias em Fortaleza é enviado à Câmara Municipal. — Foto: Sesc Sorocaba/Divulgação

Projeto que aumenta licença paternidade para 20 dias aos servidores de Fortaleza é enviado à Câmara Municipal

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou o envio de um projeto que aumenta a licença paternidade na capital para 20 dias aos servidores do município. A proposta, divulgada nesta quarta-feira 1º), vai ser analisada pelos vereadores da Câmara Municipal.

 

“Essa iniciativa é um passo à frente para incentivar a presença do pai nos primeiros dias de vida do bebê recém-nascido. Assim, ele pode se dedicar mais aos cuidados do bebê e começar a construir essa relação de amor para a vida inteira”, disse o prefeito.

 

Licença paternidade

 

A licença-paternidade é um benefício dado aos trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos federais sobre o direito de se ausentar do trabalho para ficar com o filho recém-nascido. A licença também se estende para casos de adoção e obtenção de guarda judicial para fins de adoção.

 

No caso de servidores públicos estaduais e municipais, o benefício depende da aprovação nas legislações locais.

 

Pai solo tem direito?

 

“Embora a Constituição Federal diga que homens e mulheres são iguais em questão de diretos e deveres a proteção à criança, quando se trata de licença-paternidade ainda existe uma desigualdade — que obriga os pais solo a depender de ação judicial para o recebimento do benefício”, diz Lariane Del-Vechio, advogada especialista em direito do trabalhador.

 

Atualmente não existem meios administrativos para concessão do benefício. Porém, foi aprovado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), (RE 1.348.854 decisão de 11 de maio de 2022) o pedido de licença-paternidade para um pai solo que deve o período de 180 dias liberados para ficar com o filho.

 

Pai que trabalha como PJ tem direito?

 

As pessoas jurídicas não têm direito aos benefícios de auxílio-paternidade.

 

Contribuintes que atuem como Microempreendedor Individual (MEI) possuem o direito ao benefício apenas de licença-maternidade durante 120 dias. Mas não existe a extensão legal da licença para paternidade.

 

Considerando decisão recente do STF que ampliou o benefício para o pai monoparental em razão do princípio constitucional de proteção integral da criança, tal decisão poderá abrir precedentes aos pais registrados como MEI, entretanto ainda não existe essa possibilidade reconhecida pela justiça, dizem os advogados trabalhistas do PMR Advocacia, Marina Domenighini e Adroaldo Lopes.

 

De quanto tempo é a licença?

Em geral, o período de licença-paternidade é de cinco dias e, caso a empresa esteja cadastrada no programa Empresa Cidadã, o período será prorrogado por mais 15 dias, totalizando 20 dias de benefício.

 

Porém, em alguns casos, para conseguir a prorrogação o trabalhador deve comprovar participação em algum programa ou atividade de orientação sobre paternidade responsável até dois dias úteis após o parto.

 

Atenção: durante a licença, o pai não poderá exercer nenhuma atividade remunerada. Em caso de descumprimento, o empregado perde o direto ao benefício.

 

Como solicitar?

 

A solicitação do benefício deve ser feita direto no local de trabalho. Após o nascimento da criança, será necessário que o funcionário apresente a certidão para a comprovação e abono dos dias faltados, que começam a ser contados a partir do primeiro dia útil após o nascimento da criança.

 

Quais os documentos necessários?

 

Termo de Guarda e Responsabilidade, concedido no caso de um processo de adoção.

Termo de Adoção, expedido por autoridade competente.

Certidão de nascimento do filho em que conste como pai o nome do servidor requerente.

 

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Temperatura cai no Ceará e tem mínima de 14°C graus em regiões serranas

O estado do Ceará deve continuar sob predominância de tempo estável nesta quarta-feira (16), conforme a previsão da F...

Quase 1,8 tonelada de drogas foi apreendida nas rodovias federais do CE em 2024; número supera total de 2023

Quase 1,8 tonelada de drogas foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em todo o estado do Ceará nos prime...

Elmano define novo desembargador para o Tribunal de Justiça do Ceará; conheça

O governador Elmano de Freitas escolheu o procurador Francisco Lucídio de Queiroz Júnior para assumir o cargo de dese...

Alta aprovação no ITA leva estudantes de todo o País a escolas do Cear

FORTALEZA, CE (FOLHAPRESS) - O Ceará tornou-se um celeiro para gênios das exatas de todo o país. No estado que histor...