Foto de arquivo: o Papa encontra um grupo de crianças

O Papa: as guerras são sempre erradas, as crianças nos salvarão

"As guerras são sempre erradas", responde o Papa a Darío, um menino espanhol de dez anos de idade, em um livro editado pelo vaticanista do diário italiano La Stampa, Domenico Agasso, que teve a ideia de coletar uma série de perguntas de crianças do mundo inteiro para Francisco. Trata-se de um livro ilustrado intitulado "Queridas crianças... o Papa responde às suas perguntas", editado pela Mondadori ElectaKids, que será publicado na próxima terça-feira. O diário de Turim antecipou no sábado alguns trechos.

 

Darío pergunta a Francisco: "Por que existem guerras?". E o Papa responde: "Porque, quando nos tornamos adultos, corremos o risco de cair na tentação de nos tornarmos egoístas e, portanto, de querer poder e dinheiro. Mesmo ao custo de fazer guerra contra algum outro país que seja um obstáculo a esse objetivo de poder, ou que tenha um líder com os mesmos objetivos. Mesmo sabendo que isso significa matar outras pessoas. Com muita frequência na história, aqueles que se tornaram líderes de uma nação não foram capazes de refrear seu desejo de ser o mais forte de todos, de comandar o mundo. Isso é chamado de "interesse imperial" e vocês aprenderão isso na escola, nos livros de história. Hoje há tantas guerras e violência no planeta e, embora algumas pessoas digam que às vezes estão justas, não tenho dúvidas de que vocês entenderão que elas estão sempre erradas. As guerras são sempre erradas".

 

Isabela, de nove anos, do Panamá, pergunta a Francisco: "O senhor acha que um dia a paz será alcançada em todo o mundo? Como isso pode ser feito?" "Sim, não devemos nos resignar", responde o Papa, "a paz é possível, alcançável. Tenho esperança de que, mais cedo ou mais tarde, os "adultos" entenderão que, em um mundo completamente em paz, todos viveremos melhor. Mas é necessário que todos se comprometam a abaixar as armas, a desarmar a violência, a não provocar tensões e confrontos. E erradicar de seus corações o desejo de dominar os outros, a sede de dominação e de dinheiro. Em nosso coração deve haver apenas amor ao próximo, ou seja, às pessoas próximas e distantes, especialmente àquelas que sofrem ou estão em dificuldades por algum motivo. E isso também deve se aplicar aos líderes das nações do planeta. Se todos vivêssemos dessa forma, haveria menos agressividade e também menos medo: todos seríamos mais serenos, mais contentes. O amor vence a guerra e nos faz felizes".

 

Mary, de nove anos, da Hungria, pergunta por que o Papa costuma dizer que os adultos devem aprender com as crianças. "Porque vocês são sábios - responde Francisco -, têm corações puros, não têm preconceitos. Porque vocês dizem a verdade na cara (...) Vocês, sem perceber, ajudam os adultos que sabem ouvi-los e, em especial, seus pais, a viver de maneira mais honesta e generosa. Vocês, crianças, sabem dar o devido valor aos momentos da vida: o estudo, a oração, a diversão, as brincadeiras sozinhas, com os amigos e com os pais; e eu espero muito que os pais consigam encontrar tempo para brincar com vocês. Além disso, vocês ajudam os adultos a permanecerem humildes. Porque para vocês eles são simplesmente mamãe ou papai, ou em todo caso senhoras e senhores adultos. E assim vocês "desconcertam" aqueles que são narcisistas demais: porque para vocês esse adulto não é importante por causa do cargo de prestígio que ocupa ou porque é famoso, mas simplesmente por causa do papel que desempenha para vocês".

 

Paul também tem nove anos, é norueguês e pergunta a Francisco por que ele deve cuidar da natureza. "Porque as mudanças climáticas e a poluição causada pelos seres humanos - explica o Papa a ele - podem levar ao desaparecimento da humanidade. Por meio de fenômenos como o aquecimento global, a devastação da natureza, a degradação ambiental, o consequente desaparecimento da biodiversidade. Além de novas doenças letais. Mas tenho fé - continua Francisco - em uma tomada de consciência coletiva dos jovens e das crianças sobre as questões ambientais: meninos e meninas, rapazes e moças, graças muitas vezes à escola, entenderam que o futuro são deles e, portanto, é preciso agir com urgência no presente para salvar o futuro", mesmo que agora "as medidas ecológicas dos Estados acordadas em nível internacional sejam cruciais, mas também o comportamento de cada um de nós todos os dias: a coleta diferenciada, tomar cuidado para não desperdiçar água e alimentos, ler livros que expliquem os detalhes dos problemas da nossa Terra. Todos nós, juntos, não devemos mais sujar a Criação, devemos cuidar dela, sempre escolhendo ações para o bem do nosso habitat, porque é a nossa Casa comum", um "compromisso humano e também cristão".

 

Do Sudão, Samuel, 10 anos, diz que vive em um campo de refugiados entre amigos desnutridos e que, quando tudo vai bem, "fazemos uma refeição por dia". Ele confidenciou ao Papa que sorri quase sempre, mesmo que às vezes "de repente eu sinta vontade de chorar. Porque gostaria de fugir para bem longe...". Francisco diz que o compreende. "Todas as crianças - o Papa o conforta - devem poder ir à escola e ter espaços para brincar e se divertir". Ele acrescenta que parece quase normal considerar que a África "só deve ser explorada e não ajudada". Mas, por favor, continua ele, "não percam a esperança em um futuro melhor. Acredito que, mais cedo ou mais tarde, os países mais ricos entenderão que não podem continuar a usar e depois abandonar as terras de vocês, investirão recursos para ajudar a resolver suas graves dificuldades e iniciarão uma transformação social que permitirá a todos uma vida digna e a possibilidade de sonhar com um tempo próspero não muito distante".

 

Também com dez anos de idade, Alessandro, da Itália, pergunta ao Papa o que ele pensa sobre o fato de os adultos que ele ouve não quererem que "famílias de lugares mais pobres" venham para seu país. E que, se fosse esse o caso, ele não teria se tornado "amigo de Momo". Francisco reitera que o que conta é o valor da "amizade social": devemos sempre, enfatiza ele, "considerar uns aos outros como irmãos e irmãs, sem desconfiar do país de origem, da religião ou da cultura diferente. Você é e vocês são é um exemplo para aqueles que têm preconceitos com quem vem de longe, com o 'estrangeiro'. Ninguém deve mais se sentir estrangeiro em nenhum lugar. E vocês, crianças, são muito boas em receber seus novos companheiros e companheiras. Vocês são capazes de integrar sua identidade - por meio da brincadeira, do diálogo - com a identidade daqueles que chegam de países distantes, muitas vezes porque tiveram de fugir de guerras, violência, injustiça, pobreza, fome e perseguição. Vocês, crianças, transmitem uma mensagem muito importante: isolar-se é errado e contraproducente. E conhecer uns aos outros é bom para ambas as partes. Começando com novas amizades. Aqui também, os adultos, inclusive os líderes das nações, deveriam aprender com vocês: valorizar as raízes e, ao mesmo tempo, abrir-se para o mundo".

 

(Fonte: Vatican News)

Outras Notícias

Papa: para o Bom Pastor somos valiosos sempre, insubstituíveis

O Papa rezou o Regina Caeli com os fiéis reunidos na Praça São Pedro neste IV domingo da Páscoa, dedicado a Jesus Bom...

Papa: a felicidade está no encontro vivo com Jesus, não no prazer e no poder

Neste Domingo da Divina Misericórdia, o Papa rezou com os fiéis na Praça São Pedro a oração do Regina Caeli e comento...

Papa à Semana Santa de Mérida: encontrar Jesus e o próximo com amor e respeito

O Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo neste sábado (16) para a proclamação oficial da Semana Santa de Mérida,...

O Papa no Angelus: não devemos julgar os outros, mas ajudá-los

O olhar do Senhor sobre nós não é um farol ofuscante que nos ofusca e nos coloca em dificuldade, mas o brilho suave d...