Prefeitura de Fortaleza lança escola gratuita para jovens empreendedores sociais com 30 vagas; saiba como se inscrever

Prefeitura de Fortaleza lança escola gratuita para jovens empreendedores sociais com 30 vagas; saiba como se inscrever

A Prefeitura de Fortaleza lançou uma escola gratuita para jovens empreendedores sociais. As inscrições foram abertas na última terça-feira (11) para o curso principal, com 105 horas. Serão selecionados 30 jovens que receberão bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 100 durante o período de realização das aulas, que ocorrem de 1º de novembro a 16 de dezembro.

Confira o edital

Segundo a Prefeitura de Fortaleza, as aulas serão realizadas de forma on-line, através das plataformas Google Classroom e Zoom, e de forma presencial, com visitas guiadas e laboratórios de criação em diversos espaços na cidade. Cada participante contará com mentorias e acompanhamentos semanais, com o objetivo de impulsionar os conhecimentos, gerações de ideias e conexões entre a turma, professores e convidados durante o período formativo.

Ao final do processo formativo, será feito um investimento de R$ 3.600 para três empreendimentos sociais desenvolvidos durante o período de laboratório.

Além do curso principal, a escola terá, ainda, iniciativas formativas, como oficinas, palestras e laboratórios que serão oferecidos para jovens de toda a cidade de Fortaleza.

Processo seletivo

A seleção funcionará em uma etapa com duas análises. A primeira será de validação do formulário de inscrição e documentos anexados. A etapa é eliminatória, ou seja, só irá para a segunda quem teve a inscrição devidamente validada. Já a segunda análise será de pontuação da ficha de projeto e motivação anexada. A nota será dada por uma comissão de seleção conforme pontuação detalhada no edital.

Podem participar jovens residentes de Fortaleza com idade entre 18 e 29 anos. Os participantes também devem ser egressos ou ter vínculo ativo com o sistema público de ensino, além de renda familiar total de até dois salários mínimos.

Pessoas com alguma deficiência, com idade entre 18 e 35 anos, terão 5% das vagas reservadas. Quem se declarar com deficiência deverá anexar laudo médico ao formulário de inscrição. Também terão 5% das vagas jovens egressos e em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto.

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

O ministro da Educação, Camilo Santana, declarou na última sexta-feira (11) que quer universalizar o programa federal...

Enem 2025: termina prazo para recorrer de atendimento especial negado

Termina nesta quarta-feira (2) o prazo para os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 recorrerem da ...

Resultado preliminar de vestibular da Uece é divulgado; veja como consultar

O resultado preliminar do vestibular 2025.2 da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foi divulgado na noite desta sex...

IBGE abre vagas de estágio em Fortaleza; veja como participar

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu processo seletivo para vagas de estágio em Fortaleza. ...