A construção do açude Lontras prevê no projeto de edificação o município de Croatá

Segurança hídrica da Ibiapaba é tema de encontro do Agropacto em Croatá

Realizado na manhã de ontem (26), a terceira edição do Pacto de Cooperação do Agronegócio da Ibiapaba (Agropacto) debateu temas que impactam na segurança hídrica da região. O encontro ocorreu no município de Croatá e contou com a presença da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), representando a Secretaria dos Recursos Hídricos do Governo do Estado.

Como um evento itinerante, o Agropacto busca debater temas voltados para o desenvolvimento econômico da região da Ibiapaba. No âmbito dos recursos hídricos, a Sohidra abordou com os presentes sobre as obras de infraestrutura hídrica do Ceará, destacando o Cinturão das Águas do Ceará e o Projeto Malha D’água, além da perfuração de poços e da construção do açude Lontras, cujo o projeto de obra prevê sua edificação em Croatá, beneficiando a localidade.

Paulo Ferreira, Superintendente da Sohidra, acompanhou todo o evento e destaca a importância do momento:

“Foi um evento muito representativo, com bastante participação popular e oportunidade de tirar dúvidas. A participação do Governo do Estado foi extremamente importante ao trazer detalhes sobre a ficha técnica e a construção do açude Lontras, que é aguardado há mais de 100 anos pela população da Serra da Ibiapaba”, observa Paulo.

Além disso, o evento também contou com a participação dos gestores da Gerência Regional da Bacia da Serra da Ibiapaba, Ewerton Melo e Daniel Nunes, da Cogerh. Na ocasião, o Gerente Regional e o Coordenador do Núcleo de Operações apresentaram a todos como funciona o modelo de gestão participativa da Companhia por meio dos Comitês de Bacias, além de trazer dados sobre a segurança e a manutenção da barragem Jaburu.

O Pacto de Cooperação do Agronegócio da Ibiapaba conta com o apoio do Sistema Faec/Senar/Sinrural, do Sebrae Ceará, das prefeituras municipais da região, de entidades ligadas ao agronegócio cearense, além do Sistema dos Recursos Hídricos do Governo do Estado. Além da numerosa participação da sociedade civil, o evento contou com a presença de seis prefeitos da Serra da Ibiapaba, além de vereadores, deputados e autoridades locais.

(Fonte: SOHIDRA-CE)

Outras Notícias

Lista de adesão para AJE já está disponível em Viçosa do Ceará

A lista dos selecionados para a 1ª chamada do cadastro reserva do Termo de Adesão do Agente Jovem Ambiental já está d...

ONG Tudo por Amor de São Benedito promove a quinta-feira do ‘REAU’

A ONG Tudo por Amor, de São Benedito-CE, está promovendo todas as quintas-feiras  a campanha ‘Quinta do REAU’ co...

Guaraciaba do Norte realiza Workshop de Pais na Educação Especial para crianças com TEA

Com o tema ‘Regulação Emocional da Criança com TEA: é preciso conhecer para ajudar’, aconteceu nessa terça-feira, 9, ...

Agenda itinerante do TRE-CE contempla duas cidades da Ibiapaba

Regularmente, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), através das zonas eleitorais (ZE), realiza ações itine...