Lojas do Centro de Fortaleza terão desconto de até 70% no Dia Livre de Impostos — Foto: JL Rosa/SVM

Mais de 200 lojas de Fortaleza darão desconto de até 70% no 'Dia Livre de Impostos'

Mais de 200 lojas de Fortaleza darão desconto de até 70% no valor final do produto no "Dia Livre de Impostos (DLI)", realizado nesta quinta-feira (25), nos shoppings RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy e nos comércios de rua da capital.

A ação, que está 17ª edição, é promovida pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem). A iniciativa faz parte de um movimento nacional de conscientização para a população sobre a alta carga tributária e gastos públicos.

No "Dia Livre de Impostos" as lojas que aderiram a iniciativa irão comercializar seus produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos consumidores. Caberá a cada lojista participante escolher os itens ou serviços que vão fazer parte da iniciativa.

Conforme o presidente da CDL Jovem de Fortaleza, Guilherme Colares, a expectativa para este ano é que essa ação venha com uma adesão bem mais significativa, agregada a um debate saudável com a sociedade para mostrar a necessidade de realizar reformas que possam tornar o sistema tributário mais transparente, justo e eficiente.

“A ação é importante para que as pessoas percebam o problema da alta taxa de impostos, e não só aproveitem os descontos, mas que estejam atentas ao cenário econômico”, disse Guilherme Colares.

Ainda de acordo com a CDL Jovem, um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), que apontou que em 2021 o brasileiro trabalhou até o dia 29 de maio somente para pagar os tributos (impostos, taxas e contribuições) exigidos pelos governos federal, estadual e municipal.

Por isso, a data do DLI ocorre no mês de maio, como forma de exemplificar na realidade aos consumidores de que, até a presente data, trabalhou-se só para pagar impostos.

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9

A Caixa Econômica Federal paga nesta quarta-feira (27) a parcela de março do novo Bolsa Família aos beneficiários com...

Preço de chocolate em Fortaleza varia até 125% antes da Páscoa; veja menores preços

O preço do chocolate em Fortaleza, seja em caixas, barras ou ovos de Páscoa, variou em até 125%, dependendo do bairro...

Copom reduz juros básicos da economia para 10,75% ao ano

O comportamento dos preços fez o Banco Central (BC) cortar os juros pela sexta vez seguida. Por unanimidade, o Comitê...

Copom decide nesta quarta corte dos juros básicos da economia

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decide nesta quarta-feira (20) o tamanho do corte na tax...