Lojas do Centro de Fortaleza terão desconto de até 70% no Dia Livre de Impostos — Foto: JL Rosa/SVM

Mais de 200 lojas de Fortaleza darão desconto de até 70% no 'Dia Livre de Impostos'

Mais de 200 lojas de Fortaleza darão desconto de até 70% no valor final do produto no "Dia Livre de Impostos (DLI)", realizado nesta quinta-feira (25), nos shoppings RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy e nos comércios de rua da capital.

A ação, que está 17ª edição, é promovida pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem). A iniciativa faz parte de um movimento nacional de conscientização para a população sobre a alta carga tributária e gastos públicos.

No "Dia Livre de Impostos" as lojas que aderiram a iniciativa irão comercializar seus produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos consumidores. Caberá a cada lojista participante escolher os itens ou serviços que vão fazer parte da iniciativa.

Conforme o presidente da CDL Jovem de Fortaleza, Guilherme Colares, a expectativa para este ano é que essa ação venha com uma adesão bem mais significativa, agregada a um debate saudável com a sociedade para mostrar a necessidade de realizar reformas que possam tornar o sistema tributário mais transparente, justo e eficiente.

“A ação é importante para que as pessoas percebam o problema da alta taxa de impostos, e não só aproveitem os descontos, mas que estejam atentas ao cenário econômico”, disse Guilherme Colares.

Ainda de acordo com a CDL Jovem, um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), que apontou que em 2021 o brasileiro trabalhou até o dia 29 de maio somente para pagar os tributos (impostos, taxas e contribuições) exigidos pelos governos federal, estadual e municipal.

Por isso, a data do DLI ocorre no mês de maio, como forma de exemplificar na realidade aos consumidores de que, até a presente data, trabalhou-se só para pagar impostos.

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta quinta

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela paga até esta qui...

Ministro da Fazenda vê espaço para que juros continuem caindo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que vê espaço para novos cortes na taxa básica de juros nos próximos me...

Caged registra criação de 211,7 mil postos de trabalho em setembro

Após subir em agosto, a criação de emprego formal caiu em setembro. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de E...

Inflação do aluguel sobe 0,50% em outubro, mas está negativa no ano

A chamada inflação do aluguel fechou outubro em 0,50%, acima do 0,37% registrado em setembro. O Índice Geral de Preço...