Foto: Reprodução/Paróquia Nossa Senhora da Assunção
Papa Francisco nomeia quarto bispo para a Diocese de Quixadá, no Ceará
Maior autoridade da Igreja Católica, o Papa Francisco nomeou, na quarta-feira (10), o padre Aurélio Pinto de Sousa como o novo bispo da diocese de Quixadá. O sacerdote será a quarta pessoa a ocupar o cargo, vago desde o fim de 2021.
Integrante da Diocese de Tianguá, o padre atua como pároco da paróquia Nossa Senhora da Assunção, localizada no município de Viçosa do Ceará.
Uma liturgia em ação de graças pela nomeação do novo bispo foi realizada, na quarta-feira, na Sé Catedral de Sant'Ana, em Tianguá.
CONHEÇA A TRAJETÓRIA DO SACERDOTE
Natural de Guaraciaba do Norte, Aurélio ingressou no Seminário São José, em Tianguá, em 1994. Um ano depois, o sacerdote cursou Filosofia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará (ITEP), em Fortaleza, tendo a licenciatura validada, posteriormente na Universidade Estadual do Ceará (Uece).
No fim da década de 1990, o padre se graduou em Teologia no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, atualmente, Faculdade Jesuíta, onde também cursou o mestrado.
Anos mais tarde, ele recebeu sua ordenação diaconal e presbiteral das mãos de dom Francisco Hernández Arnedo, bispo de Tianguá na época.
Em 2009, Aurélio iniciou o doutorado em Teologia Dogmático-Sacramental no Pontifício Ateneo Santo Anselmo, em Roma, capital da Itália. Ao retornar ao Brasil, o sacerdote tornou-se administrador da Área Pastoral São Pedro, e, posteriormente, assumiu a paróquia Nossa Senhora da Assunção.
Na trajetória eclesiástica, ele ainda atuou como membro do Conselho de Presbíteros, assistente eclesiástico para a Pastoral Litúrgica e representante do Clero.
(Fonte: Diário do Nordeste)