Imagens da Praça São Pedro neste domingo da Divina isericórdia para o Regina Caeli com o Papa

Páscoa no Oriente: o desejo de Francisco para o fim da atrocidade das guerras

No Regina Caeli do Domingo da Divina Misericórdia, a proximidade do Papa àqueles que, especialmente no Oriente, celebram a Páscoa. Um pensamento expresso com tristeza pelos conflitos que "continuam a semear a morte em formas horríveis". Aos irmãos e irmãs da Rússia e da Ucrânia, a oração para que "o Senhor esteja perto deles e os ajude a fazer a paz".

“Expresso a minha proximidade a todos os irmãos e irmãs que hoje celebram a Páscoa: queridos, que o Senhor Ressuscitado esteja convosco e vos encha do seu Santo Espírito! Feliz Páscoa a todos vocês!

Esse é o desejo expresso pelo Papa Francisco ao final do Regina Caeli deste domingo, 16 de abril, para os fiéis das Igrejas Orientais que seguem o calendário juliano. Um desejo que retorna amargamente, considerando os conflitos que ainda inflamam várias partes do mundo e colhem vítimas e dor.

Estas são as palavras do Pontífice na oração mariana do Domingo da Divina Misericórdia:

"E, infelizmente, em nítido contraste com a mensagem pascal, as guerras continuam, e continuam a semear a morte de formas horríveis. Lamentamos por essas atrocidades e rezamos por suas vítimas, pedindo a Deus que o mundo não tenha mais que viver a consternação da morte violenta pelas mãos do homem, mas a maravilha da vida que Ele dá e que renova com a sua graça!"

O pensamento do Papa também vai aos "nossos irmãos e irmãs na Rússia e na Ucrânia que hoje celebram a Páscoa. Que o Senhor esteja próximo a eles e os ajude a fazer a paz".

Igreja de São Miguel em Zaporizhzhia atingida por míssil russo

As celebrações da Páscoa ortodoxa são abaladas pelos combates na Ucrânia. Na noite de sábado (15), mísseis S-300 foram lançados pelo exército russo causando a destruição da Igreja Ortodoxa Ucraniana de São Miguel Arcanjo em Kushuhum, na região de Zaporizhzhia. Isto foi relatado por um correspondente de Ukrinform. "Na noite, um míssil russo atingiu a Igreja de São Miguel Arcanjo de 1906. Naquele momento, não havia nenhum serviço e nenhuma bênção de comida pascal na igreja, que normalmente está muito cheia na noite da Páscoa", disse o chefe da comunidade, Yurii Karapetian. "Havia uma ordem para não realizar cultos noturnos por causa da ameaça do ataque dos mísseis", disse o padre Volodymyr.

Em Donetsk, bombardeio perto da catedral ortodoxa

Uma pessoa foi morta e duas ficaram feridas no atentado que ocorreu durante a noite de sábado (15) no centro de Donetsk, particularmente perto da Catedral da Transfiguração. Isto foi relatado por Tass, citando a administração do distrito de Voroshilovsky da cidade governada por forças pró-russas. No momento da explosão, no edifício religioso, a Vigília Ortodoxa da Páscoa estava em andamento. E precisamente por ocasião do feriado ortodoxo, segundo um vídeo publicado pelo fundador do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, pelo menos 100 prisioneiros de guerra ucranianos foram enviados às forças ucranianas.

(Fonte: Antonella Palermo - Vatican News)

Outras Notícias

Papa: a felicidade está no encontro vivo com Jesus, não no prazer e no poder

Neste Domingo da Divina Misericórdia, o Papa rezou com os fiéis na Praça São Pedro a oração do Regina Caeli e comento...

Papa à Semana Santa de Mérida: encontrar Jesus e o próximo com amor e respeito

O Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo neste sábado (16) para a proclamação oficial da Semana Santa de Mérida,...

O Papa no Angelus: não devemos julgar os outros, mas ajudá-los

O olhar do Senhor sobre nós não é um farol ofuscante que nos ofusca e nos coloca em dificuldade, mas o brilho suave d...

Diocese de Tianguá-CE inicia celebração de São José

A Diocese de Tianguá-CE iniciará neste sábado a celebração de São José, Padroeiro do Ceará. A festa, que se estende a...