Classificação é do PNUD Brasil; desigualdades ainda permanecem no país - Foto: Marcello Casal Jr

Brasil tem índice de desenvolvimento humano "muito alto" pela 1ª vez

O Brasil entrou na categoria de países com índice de desenvolvimento humano “muito alto” pela primeira vez na história, mas a desigualdade persiste entre a população.

 

O patamar foi alcançado em 2024, de acordo com o relatório Radar IDHM, divulgado pelo PNUD Brasil, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, nesta terça-feira (26).

 

O presidente Lula comemorou nas redes sociais e afirmou que o resultado “não é coincidência, mas reflexo de escolhas políticas consistentes e coordenadas”. Acrescentou ainda que há “um longo caminho pela frente, com desigualdades regionais, de gênero e de raça que precisam ser superadas. O resultado já alcançado mostra que estamos no caminho certo”.

 

O relatório das Nações Unidas afirmou que o “Brasil da segunda década do século XXI, definitivamente, não é o Brasil de 30 anos atrás”. O índice brasileiro saltou de 0,744 pontos em 2012 para 0,805 em 2024. Três décadas atrás, o país estava no nível de desenvolvimento humano “baixo”: 0,555.

 

O índice vai de 0 a 1; quanto mais perto de 1, melhor.

 

O avanço veio de uma “trajetória de políticas públicas coordenadas que elevaram a expectativa de vida ao nascer, ampliaram o acesso à educação e expandiram a renda per capita”, diz o PNUD.

 

Desigualdades

 

O IDHM é composto por três dimensões: Longevidade, Educação e Renda. E todos apresentaram melhora. Só que ao fazer recortes na população a desigualdade aparece.

 

A evolução da população negra foi em um ritmo maior, mas o índice geral desse grupo ainda é 10% menor que o dos brancos.

 

Entre homens e mulheres essa diferença é menor, mas ainda existe. Tanto que os homens estão no patamar de “muito alto” em desenvolvimento humano, um nível acima do das mulheres.

 

Entre as regiões do país, Centro-Oeste, Sudeste e Sul têm IDHM “Muito alto”, enquanto Norte e Nordeste estão no nível “alto”. O Distrito Federal lidera entre as unidades federativas, seguido por São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

 

(Fonte: Radioagencia)

Outras Notícias

MP libera mais de R$ 337 milhões para combate a incêndios florestais

O presidente Lula assinou, nesta segunda-feira (15), uma medida provisória (MP) que libera mais de R$ 337 milhões par...

TV 3.0: 21 milhões de brasileiros já estão com sinal experimental

A tecnologia da TV 3.0 já está disponível para mais de 21 milhões de brasileiros com sinal experimental em Brasília, ...

Últimos dias: mais de 200 mil famílias têm até o dia 13 de junho para solicitar novas antenas parabólicas digitais gratuitas

Mais de 200 mil famílias beneficiárias do CadÚnico, de 108 municípios distribuídos em oito estados (veja lista abaixo...

Governo publica nova resolução para ampliar controle sobre apostas

O governo federal publicou, nesta sexta-feira (24), uma nova resolução para ampliar o controle sobre o mercado de apo...