Foto: Ricardo Stuckert/PR
TARIFAÇO: CNI avalia como positivo o encontro entre Lula e Trump
A Confederação Nacional da Indústria avaliou como positivo o encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, realizado neste domingo em Kuala Lumpur, na Malásia.
Segundo a CNI, o diálogo representa um avanço concreto nas negociações bilaterais e reforça o compromisso de Brasil e Estados Unidos em buscar soluções “equilibradas” para o comércio internacional.
Para o presidente da confederação, Ricardo Alban, o anúncio do início das negociações sobre o tarifaço é um passo relevante. O dirigente afirmou acreditar em uma solução que vai devolver previsibilidade e competitividade às exportações brasileiras, fortalecendo a indústria e o emprego no país.
A CNI ressaltou ainda que o setor industrial continuará à disposição para contribuir tecnicamente nas tratativas, em busca de uma relação comercial sem tarifas abusivas.
A gerente de Comércio e Integração Internacional da CNI, Constanza Negri, destacou que a retomada do diálogo reforça a relação histórica e de interdependência entre Brasil e Estados Unidos.
"Entendemos que não existem argumentos lógicos e racionais econômicos para as exportações brasileiras estarem sendo taxadas. Hoje, nossa relação de mais de 200 anos com os Estados Unidos tem muita interdependência positiva de insumos produtivos que vão do Brasil aos Estados Unidos e vice-versa, e que retroalimentam nossa relação, não só no âmbito comercial, mas também no de investimento.”
Um estudo da CNI apontou que o Brasil pode ganhar até SETE BILHÕES E OITOCENTOS MILHÕES DE DÓLARES em exportações, caso as negociações avancem.
A análise considerou um possível acordo sobre MIL E NOVECENTOS produtos listados na Ordem Executiva de 5 de setembro, que define a estrutura para futuros entendimentos comerciais recíprocos.
Os presidentes Lula e Trump se reuniram em Kuala Lumpur, capital da Malásia, durante a QUADRAGÉSIMA SÉTIMA Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático. Foi o primeiro encontro presencial oficial entre os dois líderes
Durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira, Lula afirmou estar otimista com a suspensão das tarifas impostas pelos Estados Unidos e disse acreditar que um acordo será firmado em breve. Na mesma ocasião, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou que as equipes dos dois países devem iniciar reuniões técnicas nas próximas semanas para avançar nas negociações.
(Fonte: Agência 61 - Reportagem, Marquezan Araújo)




