Prefeito de Barroquinha, Jaime Veras, e sua vice, Carmen Lúcia — Foto: Reprodução

Eleições suplementares em Barroquinha são suspensas e prefeito Jaime Veras é reconduzido ao cargo

Uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu a realização de eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Barroquinha, no interior do Ceará. O novo pleito estava marcado para o dia 26 de outubro após o prefeito eleito em 2024, Jaime Veras (PSD), ter seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

 

A decisão do TSE foi assinada pelo ministro André Mendonça. Por se tratar de uma decisão monocrática, as partes ainda podem recorrer e levar o caso para julgamento no colegiado da Corte. Ainda assim, a decisão do ministro tem efeito imediato e Jaime Veras segue no cargo de prefeito até a análise pelo colegiado, com todos os ministros.

 

Jaime Veras e sua vice, Carmen Lúcia, foram cassados inicialmente em março pela 108ª Zona Eleitoral. O caso chegou ao TRE e em julho a cassação foi confirmada pelo órgão em agosto. Ele também foi cassado por abuso de poder político e econômico, uso indevido dos meios de comunicação nas eleições e uma acusação de desvios dos recursos do fundo partidário.

 

A decisão do TSE que manteve Jaime no cargo diz respeito ao processo sobre acusação de desvios de fundos. Durante as eleições, Jaime, então candidato a prefeito, recebeu R$ 155 mil do fundo partidário eleitoral para candidaturas negras e doou parte do dinheiro a seis candidatos a vereador, dos quais dois são brancos. O valor repassado aos dois foi R$ 13.580.

 

Com isso, a eleição suplementar de Barroquinha está suspensa e sem prazo para realização. A situação é semelhante à de outro município cearense, Senador Sá. O prefeito Bel Júnior (PP) e a vice-prefeita Profª. Maria (PP) foram cassados ainda no início do ano.

 

A Justiça Eleitoral chegou a agendar eleições suplementares em Senador Sá para julho, mas uma liminar do TSE suspendeu o novo pleito e manteve o prefeito no cargo até que o caso seja julgado no colegiado, o que ainda não aconteceu.

 

Além de Barroquinha, o TRE também havia marcado para o dia 26 de outubro as eleições suplementares do município de Santa Quitéria, no qual o prefeito José Braga Barrozo (PSB), conhecido como Braguinha, foi cassado após ter recebido apoio de uma facção criminosa nas eleições. Até o momento, a eleição suplementar de Santa Quitéria está mantida.

 

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Justiça Eleitoral marca eleições suplementares para Santa Quitéria e Barroquinha; veja data

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) agendou para o dia 26 de outubro a realização de eleições suplementar...

Motta reúne-se na terça com líderes para definir pauta de votações

Ainda sob rescaldo do motim que paralisou o trabalho do Congresso Nacional por cerca de 36 horas na semana passada, a...

Lula veta aumento de número de deputados na Câmara

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o projeto de lei que aumenta o número de deputados federais de 513 para ...

Governo vai trabalhar para reverter taxação dos EUA, diz Alckmin

O governo federal vai trabalhar para reverter a imposição de tarifas comerciais sobre as exportações do Brasil aos Es...